Vale a pena fazer intercâmbio?
Quem ainda não acredita em amor verdadeiro, tenho certeza que nunca passou por um intercâmbio. São alguns meses em que você transmite, sente, vive o amor, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O que é uma família hospedeira? Por que chamá-la de família se você nem a conhece?
São eles que te oferecem um lar aconchegante e que estão dispostos a te ajudar a enfrentar o momento mais “radical” da sua vida. Te dão carinho e estão sempre a disposição para te ajudar. Tem uma paciência quase inexplicável para lidar com um adolescente que, muitas vezes, mal fala sua língua. Uma família hospedeira é o melhor exemplo real de coragem. São pessoas que recebem completos desconhecidos de braços abertos, amando-os incondicionalmente, sem pedir absolutamente nada em troca!

Fiz amizades que levarei por toda a vida. Ao deixar nosso país, temos que aprender a confiar em pessoas que, inicialmente, são apenas nomes escritos em um papel, mas que depois, tornam-se seu porto seguro. São elas que deixam sua experiência mais gostosa, e que te ajudam a se sentir em casa novamente!

Com esta experiência, meus limites foram testados a todo momento. Exercitei minha independência da forma mais realista possível. Passei por momentos difíceis, que me fizeram refletir se tinha feito a escolha certa. Após me conhecer mais de perto (quando, antes, achava que me conhecia melhor do que ninguém), percebi que sou capaz, sim, de enfrentar uma vida adulta, e sou hoje muito mais autoconfiante e segura.

Um intercâmbio é a prova de que a distância não nos faz diferentes. Aprendemos, na prática, o verdadeiro conceito de respeito, compreensão, cumplicidade, e fraternidade! Conheci lugares maravilhosos, compreendi que este mundo é grande demais para vê-lo e julgá-lo apenas pela televisão. O mundo é um livro, e aqueles que não ousam explorá-lo, leem apenas uma página. (Esta última frase é do Santo Agostinho. E eu adoro!).

Um intercâmbio dá a oportunidade de conhecer as pessoas mais incríveis do mundo inteiro: jovens intercambistas. Pessoas que, apesar da pouca idade, ousaram sair da sua zona de conforto, pensar fora da caixa, quebrar paradigmas. Sabem exatamente como você se sente por estar em um lugar de língua estranha, de hábitos estranhos, de pessoas estranhas. São com elas que você estará conectado para sempre, por acompanharem cada passo seu durante sua experiência.

Um intercâmbio é, enfim, algo que não é possível compreender, a menos que você tenha passado por ele. A AFS fez com que esta experiência fosse a mais proveitosa, saudável, e natural possível. Este tipo de aprendizado não é adquirido em nenhuma sala de aula, e as tantas perguntas e questionamentos que antes tinha, hoje estou apta a respondê-las. Serei eternamente grata por todos que conheci durante esses 10 meses, que levarei comigo para o resto da vida!

E aí, vale a pena fazer intercâmbio?

hostfam
intercambistas nh12 (2)
irmaos hospedeiros