Querida família hospedeira,

Os primeiros passos foram dados. A família já conheceu um pouco mais sobre o AFS, recebeu contato dos voluntários, escolheu acolher um estudante. E… o momento está chegando! Uma nova pessoa entrará para a sua família nos próximos dias.

As primeiras perguntas que devem ouvir é: Como assim? Por quê? E agora, como vai ser? Primeiramente, vamos falar sobre a missão do AFS. Por que receber um estudante estrangeiro?

O objetivo do AFS é proporcionar uma Aprendizagem Intercultural. A sua missão é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as diferentes culturas, as habilidades e o entendimento necessários para a criação de um mundo com mais justiça e paz.

A família hospedeira será a base da experiência do estudante no novo país. É através desse contato que o estudante terá acesso às características, hábitos e rotinas da nossa cultura. É também na família hospedeira que ele(a) encontrará o suporte para todas as novidades e dificuldades que poderão advir da experiência de intercâmbio. A família será o seu elo com o Brasil.

O benefício será o mesmo para a família hospedeira, que ganhará um novo filho, irmão, primo de uma outra nacionalidade e obter todas as vantagens de uma troca intercultural. Uma nova visão sobre o mundo e as relações, uma maior flexibilidade e novas de estratégias de adaptação.

Como vai ser? Sendo uma segunda família para o estudante, o importante é integrá-lo nas rotinas e nas regras da casa. Este será um processo de conhecimento mútuo e também de adaptação. Ambas as partes irão se deparar com novos hábitos e precisam se moldar a uma nova cultura. Trate o estudante como membro da sua família e não como um turista. Estabeleçam uma confiança mútua de partilha, diálogo e sinceridade. Todo esse processo é gradual, mas o essencial é uma abertura de ambas as partes para a diferença.

Nas próximas postagens, continuaremos a abordagem de temas relevantes à experiência de intercâmbio. Continue com a gente.

Atenciosamente,
Equipe de Suporte AFS Brasil