No começo, quando eu tinha só deixado o Brasil, eu simplesmente não acreditava que eu tinha deixado a minha vida aqui, para viver um ano de aventuras do outro lado do mundo. Mais especificamente na Rússia!

Morar na Rússia foi um grande desafio. Viver longe dos pais, se acostumar com comidas diferentes, climas diversificados, hábitos distintos e muito mais. Mas todas essas diferenças e desafios me fizeram crescer como pessoa, me deixaram mais responsável, me fizeram refletir antes de agir, me ensinaram a ser uma irmã mais velha, a responder corretamente pelos meus erros e a me divertir todos os dias como se fossem os últimos.

Rússia é aprender a se vestir no frio, é cozinhar pratos deliciosos que eu agora cozinho com muito amor e saudade para a minha família brasileira, é fazer amigos do mundo TODO, que marcaram a minha vida para sempre, mas principalmente, é mostrar a cultura brasileira e amar muito mais o nosso Brasil!

A Rússia é um país magnífico, enorme, com uma beleza histórica, arquitetônica e natural que muitas vezes me deixou emocionada. Mas posso dizer que os russos são como matrioskas (boneca tradicional russa), você nunca saberá realmente como ela é no seu interior se você não tiver paciência para abrir camada por camada, pois quando você chega na última, você descobre pessoas incríveis, de coração quente e que vão te querer sempre por perto, por mais que você more em outro continente.

A Rússia junto com o AFS, foi, é e sempre será a melhor escolha da minha vida. Não vejo a hora para me tornar voluntária e compartilhar minhas experiências com futuros AFSers!

– Iris Dechechi Batista, AFSer na Rússia em 2016