Quando eu recebi o e-mail do AFS que dizia “você foi selecionado para participar no nosso programa de intercâmbio cultural”, fiquei tão feliz e surpresa que nem sabia por onde começar a me preparar. Mas foi ali que começou toda a experiência em si. Aquele frio na barriga, a ansiedade e ao mesmo tempo o medo do “desconhecido”. Quando cheguei aqui conheci um grupo maravilhoso de intercambistas do meu ciclo que se tornaram grandes amigos. Passamos 3 dias em um camp de boas-vindas e logo depois conhecemos nossas famílias. Aquele momento foi indescritível, eles pareciam tão entusiasmados quanto eu. Fomos pra casa e tivemos algum tempo de convivência antes do colégio começar. Minha família é um amor, eles me ajudam em tudo que eu preciso, minha mãe é muito engraçada e está sempre rindo.  Passamos horas conversando sempre, falando sobre tudo, e sempre que tocamos no assunto “quando você voltar para o Brasil…”, todos ficamos tristes. Começaram as aulas e logo logo os meus colegas de classe começaram a vir até mim, me chamar pra sair, pra conhecer a cidade, etc.

Estou sempre ocupada então isso me ajuda muito a não ter muita saudade de casa. Procuro ir pra todos os lugares possíveis, aproveitar a maior parte do tempo, conhecer tudo e o máximo de pessoas que eu puder!  

Mas ao mesmo tempo em que conheci pessoas que me deram muito suporte em tudo que tive dificuldade, aprendi a dar suporte a mim mesma; a pensar no que eu posso fazer agora pra mudar algo no futuro. Por exemplo, não adianta nada ficar se sentindo triste porque não tenho minha família brasileira por perto. Eu posso gastar esse tempo estudando e quando eu voltar vou mostrar pra eles tudo que aprendi. Vou dizer que os amo em sérvio, vou dizer obrigada por me ajudarem a realizar um sonho que está sendo esse ano na minha vida.  Eu aprendi muita coisa aqui e dos mais diversos campos possíveis: valores, diversidade, respeito, aprendi sobre mim mesma. Hoje sei que posso fazer coisas e que posso suportar coisas que eu nunca imaginei. Esse é o AFSeffect. É aprender sobre o mundo e sobre si mesmo. O tempo está passando muito rápido e eu já estou aqui na Sérvia a quase 5 meses! Eu amo esse país, amo todas as pessoas que conheci aqui. Eu vou levar uma parte desse povo pra sempre comigo.

– Mel Pereira, AFSer na Sérvia (2015)