Antes de vir para cá, muita gente achava que eu era louca, questionava minha escolha de país – achando que aqui só tinha gelo. Sinceramente? Eu também estava esperando algo bem diferente, algo que eu encontraria se tivesse morando no norte da Noruega – meses de escuridão, -30ºC, cidadezinhas isoladas, ursos, tudo aquilo que passou no globo repórter.

Mas afinal, por que fazer intercâmbio?

Intercâmbio é muito mais que só um ano para aprender uma língua. É um ano longe da sua família (parece ok, né? Eu também pensava assim), é um ano com uma família que pode ser o total oposto da sua, em um país com uma cultura que no primeiro momento parece coisa de outro mundo, com uma língua que você não entende (isso pode parecer a coisa mais frustrante do mundo se você não está em um dia bom).

Quando você aceita fazer intercâmbio, precisa ter em mente se você consegue deixar tudo pra trás, e realmente não olhar pra trás se arrepender. Intercâmbio é uma coisa maravilhosa? Com certeza. Eu amo minha escolha? Sem dúvidas! Mas isso não muda o fato que cada experiência é uma experiência.

Às vezes, no meio da experiência fica meio confuso saber quem você realmente é com toda a bagunça na sua cabeça, então senta, relaxa e lembra, não importa o que acontecer, o que você deve se perguntar sempre é: “eu vou gostar de me lembrar disso?” Se sua resposta for sim, então faça, se divirta, porque além de tudo, o intercâmbio é uma experiência pra vida toda, os amigos que você fizer aqui, tanto os intercambistas quanto os do país que você está indo, são pra vida toda! Então não seja tímido, engula o orgulho e faça novos amigos! Dance na chuva, brinque na neve, faça abraços grátis e tudo que te fizer feliz.

Blog Picolé Candango

Victoria Pacheco de Paula, AFSer na Noruega – 2016