Cada vez mais cedo os jovens vem se preparando para ingressar no mercado de trabalho que está a cada ano mais competitivo e com mais profissionais de qualidade. Apresentar requisitos que realmente façam a diferença, é o ponto principal para a aprovação da etapa inicial, ou até mesmo a contratação final do candidato.  Um deles é ser fluente em inglês, porém isso só não é mais suficiente.

Um terceiro idioma hoje, já vem sido procurado por muitas organizações que atuam em diferentes mercados. Até porque, mesmo sendo considerado a língua universal, o inglês não traz um relacionamento tão pessoal com todos. Quanto mais de confiança for a relação da empresa com o cliente, maior será o seu sucesso. E nada melhor que ter profissionais que falem o idioma local, e até viveram no país em questão.

O que fazer se ser fluente em inglês já não basta?

O número de jovens e universitários em busca de intercâmbio para países como França, Espanha, Itália e Alemanha, cresce diariamente. Como futuros líderes e cidadãos globais, eles acreditam no potencial que uma experiência tem não só no mercado de trabalho. E que a vivência no exterior pode agregar ainda mais no seu currículo.

E eles estão certos! Cada vez mais só os melhores e mais capazes terão um espaço nesse mundo tão competitivo. Estar um, dois, três passos à frente é a melhor estratégia para ser aceito na vaga desejada. Por essa razão, intercâmbios e vivências interculturais tem tido tanta procura nos últimos anos.

Morar em um outro país por si só, já é um grande diferencial para as empresas de hoje. Em sua grande maioria elas buscam a internacionalização. Ou, estão em diversos países e buscam profissionais capazes de trabalhar de forma mais pessoal com seus clientes e consumidores.

As experiências vividas, o contato cultural e os ensinamentos adquiridos podem muito bem ser aplicados no dia a dia, no ambiente de trabalho e na postura comportamental perante aos clientes, consumidores, fornecedores e internamente junto com o time.

Pessoas multiculturais são mais conscientes, de mente aberta dispostas sempre a aprender e adquirir novas informações e conhecimento. São pessoas que entendem e respeitam as diferenças culturais, raciais e religiosas. Sabem das suas qualidades e defeitos, e tentam melhorá-los sempre. Além disso, jovens que vivenciaram um intercâmbio geralmente são mais simpáticos, e se relacionam melhor. Todos esses pontos são extremamente positivos para o mercado de trabalho.

E muito mais do que isso, uma pessoa que morou em outro país pôde vivenciar outra cultura e ter contato direto com outro estilo de vida. Sentiu as dores e necessidades daquele povo em questão. Isso ajuda bastante a empresa que pretende expandir ou então atender de melhor maneira a região tendo um contato mais próximo e trazendo mais confiança e credibilidade para com os seus clientes e consumidores.

Esse ponto é muito relevante para grandes empresas, e sempre será um grande diferencial competitivo para quem está no mercado de trabalho. Mesmo quem é fluente em inglês e viveu em outro país já está na frente.

Todos sabemos as barreiras que os adultos, têm que enfrentar ao optar por aprender um novo idioma. Seja ele o segundo, terceiro ou vigésimo, sempre terão dificuldades. Poder vivenciar um novo idioma e torná-lo parte do seu dia a dia faz com que fique mais fácil.

Afinal você estará aprendendo com nativos, muito além da sala de aula. Gírias, modos de falar, e situações corriqueiras que são muito importantes para você se tornar realmente fluente em um idioma também farão parte de seu vocabulário.

Morar em um país diferente vai muito além de agregar cultura, conhecimento e um novo idioma. A experiência de morar fora faz com que você conheça pessoas de diversos lugares, tenha momentos inesquecíveis, amigos incomparáveis e uma saudade infinita de fazer o segundo intercâmbio.

E convenhamos, não é nada mal aprender um terceiro idioma vivenciando-o na prática e no dia a dia. Ainda de quebra ganhar uma bagagem cultural gigantesca não é mesmo?

Hoje, você consegue encontrar os mais diferentes tipos de intercâmbio para os mais inusitados lugares. Dependendo do seu objetivo, existe o curso de idiomas, o voluntariado no exterior, o estágio no exterior, o gap year e os programas de curta duração. Se você for fluente em inglês fica mais fácil ainda.

Dê uma olhada nas opções que o AFS Intercultura Brasil oferece para você, e entre em contato, podemos te auxiliar na escolha do melhor programa e destino!

Se você já teve essa experiência conosco, deixe seu comentário aqui, vamos adorar saber mais!