Quem não sonha em fazer um intercâmbio?
Você não é o único a tê-lo como objetivo e muito menos o único a achar que o dinheiro está curto para concretizá-lo. Como qualquer planejamento, os gastos são uma pauta importante,  exigem muita organização e é por isso que nós resolvemos te dar algumas dicas de como economizar durante a sua viagem.

1. HOSPEDAGEM

Existe um consenso entre os especialistas a respeito da hospedagem: a melhor opção para o bolso são as casas de família, que além da vantagem financeira, oferece uma imersão cultural diferente ao intercambista.
Além das casas de família também existem as residências estudantis, lá você vai dividir espaço com outros estudantes de diversas nacionalidades e normalmente elas ficam bem perto do local de estudos.

2. DESCONTOS E GRATUIDADES

É importante ser organizado não apenas no período anterior à viagem, mas também durante a sua estadia. Estudantes, mesmo os intercambistas, costumam ter direito a descontos e gratuidades em atrações e transportes públicos. A sua escola é um ponto de confiança para conseguir as melhores informações sobre essas vantagens, não tenha vergonha de perguntar!

Se você gosta de apreciar um passeio ao ar livre aqui vai uma dica: aposte nas bicicletas!

3. PROCURE OS AMIGOS

Se você ainda está perdido sobre os custos da sua viagem, antes de qualquer coisa procure os amigos para saber como aproveitar as vantagens financeiras e planejar seus gastos mensais. Eles podem te ajudar a conhecer melhor o seu destino e isso lhe ajudará a não ter surpresas desagradáveis durante a sua estadia.

4. COMUNICAÇÃO

Não deixe de se comunicar com seus amigos e família!
Algumas operadoras de internet e telefonia oferecem descontos bem interessantes, assim você consegue manter todo mundo informado sobre o seu intercâmbio e compartilhar suas novas experiências.

Uma boa dica é se tornar cliente de uma operadora local para fugir dos preços altos da sua operadora fora do território nacional, o legal é que existem  planos que não exigem fidelidade e são bem completos. O site Pre Paid GSM disponibiliza uma lista de operadoras dividida por regiões, aí é só você pesquisar a de melhor custo para já chegar sabendo quanto vai gastar e qual operadora usar. Ah, não se esqueça de já sair do seu país com o celular desbloqueado!

Apostar em um chip pré-pago também é uma ideia para quem não encontrou um plano que satisfaça as expectativas, é importante ficar ligado nas cláusulas de clausulas de cada empresa para conhecer os limites e preços.

5. ALIMENTAÇÃO

Conhecer os pratos típicos de cada lugar é, sem dúvidas, uma das coisas mais interessantes da viagem, mas nem sempre é a melhor alternativa para quem quer poupar dinheiro.

Se você puder cozinhar, pergunte sobre os melhores preços em mercados e mercearias e pesquise receitas típicas, além de economizar você vai aprender muitos pratos para comer quando voltar para o seu país (além de poupar dinheiro para conhecer restaurantes legais que normalmente não caberiam no seu orçamento).

Se organizando direitinho você pode otimizar seu dinheiro, aproveitar o seu intercâmbio da melhor forma possível sem gastar além da conta e ao mesmo tempo não perder nada do que uma experiência intercultural pode proporcionar!
Que tal começar a planejar sua próxima viagem? A gente te ajuda!