Onde a Europa, a África, o Mediterrâneo e o Atlântico se conectam, a Espanha tem uma história fascinante, uma cultura diversificada e cinco línguas oficiais: catalão, galego, basco (euskara), aranês e espanhol. Abrace as ricas culinárias locais, estilos de vida, festivais, arquitetura e música. Passeie pelas cidades brilhantes e coloridas e pelas aldeias e pare em um dos carrinhos vendendo churros que você pode mergulhar no chocolate quente.

O futebol (soccer) é o esporte mais popular, com os fãs apaixonados e dedicados à seleção nacional, La Roja (The Red One). Ciclismo, basquete e concertos ocupam o tempo livre dos adolescentes. Aos finais de semana, os adolescentes espanhóis gostam de frequentar festas, cinemas, cafés ou as praças da cidade.

Pessoas & Comunidade

Você poderá morar em centros urbanos da Espanha ou em regiões mais afastadas – até mesmo nas Ilhas Canárias ou Baleares. Muitas famílias têm o costume de almoçar e jantar juntas. Você desfrutará de refeições de vários pratos e siestas de meio-dia (quando você vai para casa almoçar e depois tirar um rápido cochilo). Visitas aos familiares são muito comuns, especialmente em grandes encontros de fim de semana.

A photo posted by AFS MIL 🇧🇪 (@afsmil) on

A photo posted by Josh Mayo (@jvamayo) on

Escola

Você provavelmente vai frequentar uma escola pública com uma variedade de matérias como língua espanhola, literatura e educação física. A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h, mas você poderá ter aulas extras em algumas tardes. Também é habitual que os alunos tratem os professores pelo primeiro nome.

Idioma

A Espanha tem cinco línguas oficiais – aranês, catalão, galego, basco (euskara) e espanhol.  Sendo uma nação multilíngue, 70% dos estudantes hospedados lá vivem em comunidades bilíngues, onde o espanhol não é a principal língua falada na escola e pela família hospedeira. No entanto, o estudo da língua espanhola é obrigatório em todas as escolas e muitas pessoas são bilíngues, assim você ainda terá a oportunidade de praticar seu espanhol. O AFS oferece o curso de espanhol do Rosetta Stone para prepará-lo para o seu intercâmbio.

A photo posted by Josh Mayo (@jvamayo) on

Comida

Apesar de cada região da Espanha ter suas próprias especialidades alimentares, a culinária espanhola geralmente conta com um estilo mediterrâneo – muito azeite, alho, cebola, tomate e pimenta. O almoço é a principal refeição do dia e é servido por volta de 14h e 15h, enquanto o jantar pode ser servido às 21h – quando a maioria dos membros da família podem estar juntos. Peixes e frutos do mar são abundantes, mas a carne vermelha e a carne de porco também são apreciados quase todos os dias. Aproveite para experimentar a Paella (arroz com legumes e frutos do mar) e Gazpacho (uma sopa fria de tomate).

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Espanha: Veja todos os programas disponíveis