Ouça o zumbido de conversas animadas nas ruas, e desfrute da paisagem linda e diversificada com montanhas, planícies e rios. Os sérvios são frequentemente descontraídos, melhor resumidos na frase “nema problema” – não há problema! Mas não se surpreenda, pois os sérvios também são extrovertidos e falantes, sempre prontos para compartilhar sua cultura.

Os jovens na Sérvia são geralmente muito sociais, extrovertidos e gostam de passar o tempo em cafés locais, parques ou assistindo esportes: futebol, tênis e basquete. Você poderá se juntar a um clube depois da escola ou comunidade organizada como um grupo de dança folclórica sérvia.

Pessoas & Comunidade

Os estudantes do AFS podem viver em qualquer lugar da Sérvia – desde pequenas cidade na Planície da Panônia no norte à região mais montanhosa do sul e da capital Belgrado. As famílias sérvias gostam de se reunir para o almoço de domingo para se atualizarem sobre os eventos da semana e relaxarem na frente da TV após um longo dia de trabalho.

Escola

Você provavelmente irá frequentar uma escola de Ensino Médio com foco na preparação para a universidade. As aulas vão de setembro a junho, de segunda a sexta-feira em dois turnos: das 8h às 14h e das 14h às 20h – e sua escola poderá alternar entre essas duas opções. Todas as escolas de Ensino Médio oferecem disciplinas básicas, como matemática, língua sérvia, inglês e outra língua estrangeira (como alemão ou francês), biologia, geografia, história, física e química. Algumas dão mais ênfase nas ciências, enquanto outras priorizam os estudos sociais.

Idioma

A língua oficial é a sérvia, a única língua europeia que usa ativamente dois alfabetos – o cirílico e o latino. Ter um conhecimento básico de inglês será útil para você. O AFS fornecerá materiais e aulas de idiomas nos primeiros três meses do seu intercâmbio. Você poderá ter aulas de idiomas durante as orientações do AFS.

Comida

A comida sérvia é uma mistura de ingredientes turcos, gregos e húngaros. Carne (frango, cordeiro ou porco), legumes, batatas e arroz fazem parte do menu diário na Sérvia. O pão é comido geralmente com outros pratos, como o popular sarma, rolos de repolho recheados, æevapi e pljeskavica – pratos tradicionais da carne triturada. Aproveite para experimentar todos os deliciosos bolos, queijos e sobremesas locais!

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Sérvia: Veja todos os programas disponíveis