Para poder apoiar estudantes e famílias hospedeiras nas jornadas de aprendizado, voluntários e funcionários do AFS precisam saber o básico de aprendizagem intercultural (AICL) e os benefícios educacionais de uma experiência AFS. Com isso em mente, o AFS criou o Intercultural Link Learning Program – uma rede mundial oficial de treinamento em conteúdos interculturais.

LINK_COVER

O Intercultural Link Learning Program é destinado para voluntários e funcionários a se tornarem interculturalmente mais sensitivos e para desenvolver habilidades para ensinar conteúdos da aprendizagem intercultural para os outros (estudantes, escolas, famílias hospedeiras e pessoas externas ao AFS). Como é um programa usado na maioria dos AFS do mundo, o vocabulário e o conteúdo é o mesmo – estejam os voluntários ou funcionários na China, Gana, Canadá ou Alemanha. Em resumo, usando uma variedade de atividades e métodos, o Learning Program ajuda voluntários e funcionários a desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes necessárias quando interagem com pessoas de outros contextos culturais – dentro e fora do AFS.

O conteúdo do Learning Program inclui: o método educacional do AFS, definições e conceitos de cultura, a diferença entre generalização e estereótipo, comunicação intercultural, valores e dimensões culturais, gestão e estilos de conflitos e adaptação cultural. O Learning Program também traz ferramentas e modelos para ajudar os voluntários e funcionários a suspender julgamentos em contextos culturais e a identificar maneiras para que outros se tornem mais sensíveis culturalmente.

Os níveis de conteúdo

O Intercultural Link Learning Program oferece quatro níveis de aprendizagem, cada um avançando ainda mais no conteúdo intercultural
w

Nível W

A introdução ao programa, O que todo AFSer deve saber sobre aprendizagem intercultural™ 2.0 (conhecido como “Nível W”), abrange os fundamentos da abordagem educacional do AFS, modelos de cultura, valores e dimensões culturais, estilos de comunicação, adaptação cultural e a metodologia do AFS.

l1

Nível 1

Expandindo o conteúdo básico do Nível W, o Nível 1 explora um conhecimento mais aprofundado dos conceitos de cultura e diferentes modelos para explorar comunicação e adaptação cultural. Os voluntários e funcionários participam de uma simulação intercultural e analisam casos para desenvolver estratégias construtivas para lidar com conflitos interculturais.

l2

Nível 2

O Nível 2 traz um conteúdo mais aprofundado de como encarar conflitos interculturais, assim como ajudar estudantes AFS a se tornarem culturalmente mais sensíveis. Como o Nível 1, o Nível 2 também abrange simulações e atividades em grupo em que os participantes desenvolvem dinâmicas de orientação que se conectam com os Objetivos Educacionais e com a Jornada de Aprendizagem do Estudante AFS.

l3

Nível 3

O Nível 3 abrange resolução de conflitos interculturais e processo de decisão, receber e dar feedback e a complexidade de poder e privilégio em contextos culturais. Os participantes são convidados a fazer um teste de desenvolvimento intercultural, Intercultural Development Inventory (IDI), antes de iniciarem o treinamento. Os participantes também criam um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) que estrutura a forma como eles pretendem atuar após o curso.