Com uma costa deslumbrante do Pacífico e do Caribe, montanhas, vulcões, cachoeiras, lagos e ilhas, a Costa Rica é um país amigável com um forte compromisso com a preservação dos recursos naturais. Costarriquenhos tendem a ser pessoas orgulhosas de seu país, acolhedores e que gostam de compartilhar sua cultura e atividades sociais com as pessoas de outros países. A “pura vida” é a frase nacional. A Costa Rica não tem nenhum exército militar, o que demonstra o quanto os costarriquenhos valorizam a democracia, a paz e a liberdade política.

Os adolescentes na Costa Rica adoram ver filmes, dançar e visitar seus amigos. Os esportes são muito populares, especialmente o futebol. Não perca os carnavais e festivais locais – eles serão uma grande oportunidade para mergulhar na cultura local com seus novos amigos!

Família hospedeira & Comunidade

Embora você possa viver em qualquer lugar na Costa Rica, provavelmente você estará em uma área próxima a uma cidade média ou grande. Momentos familiares são muito apreciados e valorizados. A vida familiar desempenha um papel muito importante na sua experiência. A hora das refeições é um momento para conversas sobre uma variedade de assuntos entre os membros da família.

Escola

Você provavelmente irá frequentar uma escola pública, que vai de fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira (das 7h às 16h30). Estudantes costarriquenhos usam uniformes. Você poderá participar de torneios esportivos com a sua turma, bem como participar de grupos de música ou de diferentes clubes com base em seus interesses.

A photo posted by Clara Aiello (@_harley_97) on

Idioma

O espanhol é a principal língua falada na Costa Rica, e algumas pessoas também falam inglês muito bem. Você não precisa saber espanhol antes do programa, mas ter um conhecimento básico de espanhol ou inglês será útil.

Comida

Batatas, ovos, milho, arroz e feijão, e os produtos lácteos são a base da dieta da Costa Rica. Carne ou peixe podem não ser incluído em algumas refeições durante a semana. Você também vai encontrar uma grande variedade de frutas frescas, legumes e sucos.

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Costa Rica: Veja todos os programas disponíveis