Os suecos são muito apegados à natureza, e depois do longo inverno rigoroso, gostam de passar os meses mais quentes ao ar livre – nadando, caminhando ou visitando familiares e amigos. Um deleite único no verão é o midnattsol (o sol da meia-noite), quando o sol é visível 24 horas por dia durante quase dois meses. Os suecos são comprometidos com a sustentabilidade, tornando-os líderes globais em agricultura orgânica, reciclagem e energia renovável.

A maioria dos adolescentes na Suécia gostam de ir a concertos, cinema e de pequenas reuniões com os amigos. É bastante comum usar bicicletas como principal forma de locomoção. Depois da escola e aos finais de semana, você pode encontrar seus amigos em centros da juventude, chamados fritidsgård, para jogar e se divertir. Os amantes dos esportes poderão jogar futebol, tênis, hóquei no gelo ou esquiar.

Pessoas & Comunidade

A maioria dos suecos vive em pequenas cidades afastadas dos centros urbanos, e embora as cidades sejam populosas e modernas, eles mantêm seu antigo charme com ruas e arquitetura medievais. Você poderá viver em qualquer região da Suécia, embora a maioria das famílias hospedeiras vivam em cidades pequenas. O respeito mútuo entre crianças e adultos é nutrido desde tenra idade. Os suecos valorizam a liberdade pessoal e a responsabilidade, de modo que suas responsabilidades em casa e na escola refletirão esses valores. As tarefas domésticas são normalmente divididas igualmente entre os membros da família.

Escola

A escola na Suécia começa em meados de agosto e vai até meados de junho, das 8h às 15h ou 16h –  o horário da aula pode variar de um programa para o outro. O horário da escola será determinado por seus interesses e pelas aulas que você já assistiu. Escolas suecas oferecem uma variedade de opções, mas ciências e humanidades são as prioridades para muitos. Não importa qual sejam suas preferências, prepare-se para estudar sueco, inglês e matemática.

Idioma

O idioma falado na Suécia é o sueco, embora quase 90% das pessoas falem inglês, pois tem sido uma matéria requerida nas escolas desde 1849. Muitos suecos falam uma 3ª ou 4ª língua. Você não tem que saber sueco antes de iniciar seu intercâmbio, mas algumas noções básicas serão úteis. O AFS irá apoiá-lo na aprendizagem do idioma através de cursos e fornecendo materiais –  antes e durante o intercâmbio.

Comida

As refeições suecas mais comuns incluem batatas, queijo, marisco, carne, legumes frescos, saladas e sanduíche. Smörgåsbord, um generoso buffet, é comum em ocasiões especiais. As almôndegas, mirtilos e salmões defumados são iguarias populares.

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Suécia: Veja todos os programas disponíveis