O AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos

Como assim, sem fins lucrativos?

Estrutura

Nossos programas de intercâmbio só são possíveis devido ao trabalho de uma base voluntária comprometida com a missão do AFS.

Os voluntários AFS – muitos deles returnees de nossos programas, famílias que enviaram seus filhos ou famílias que receberam intercambistas – são os responsáveis por operacionalizar nossos programas de intercâmbio preparando e acompanhando a experiência dos intercambistas.

Nossa estrutura local é chamada de comitê. Cada comitê é formado por um grupo de voluntários que são responsáveis pelas operações do AFS em sua cidade e arredores. Atualmente contamos com mais de 90 comitês, divididos em 10 regiões, que atendem em torno de 100 cidades em todo o Brasil.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor é formado por voluntários eleitos pela base e é o órgão que delibera quanto às políticas da organização.

Olga de Castro Leite

São José dos Campos, SP
Presidente do Conselho Diretor do AFS Intercultura Brasil

Ana Beatriz dos Santos

Brasília, DF
Vice-Presidente do Conselho Diretor do AFS Intercultura Brasil

Isabel Cristina Giacovetta

Mococa, SP

Maria de Fátima Belmiro Burin

Dourados, MS

Rodrigo Castanhas

Palmital, SP

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é formado por voluntários eleitos pela base e é responsável pela elaboração de pareceres acerca da utilização dos recursos da organização.

Cláudio de Souza Miranda
Geraldo Nunes Gonçalves Júnior
Teresa Cristina Machado Baumotte Alencar

Reinvestimento Social

Por definição, nas organizações não-governamentais, lucro é um conceito inexistente. O valor superavitário de suas operações é reinvestido na organização e nos seus propósitos.  No AFS este valor é aplicado na capacitação e fortalecimento da estrutura voluntária e  no Fundo Nacional de Bolsas. O percentual revertido para o Fundo Nacional de Bolsas que permite oferecer bolsas de intercâmbio a jovens que não tenham condições de arcar com todos os custos do programa regular.

Demonstração Contábil

Demonstração contábil é o resultado do ano fiscal do AFS, após a auditoria externa.

Faça o download

Estatuto Social

Acesse o Estatuto Social do AFS Intercultura Brasil. Este documento contém nosso conjunto de regras sobre a constituição, o funcionamento e as obrigações da nossa organização.

Faça o download

Princípios éticos do AFS Brasil

Os nossos princípios foram estabelecidos de forma simples e objetiva, para que eles possam nos inspirar numa conduta exemplar com todas as pessoas com as quais nos relacionamos e na construção de um mundo melhor.

Que possamos exercê-los plena e positivamente no nosso dia a dia, fazendo do AFS Intercultura Brasil uma organização sempre saudável, confiável e divertida.

Faça o download
Organograma 2017 – Fundo verde-01-01

Secretaria Executiva

Os funcionários do AFS apoiam os voluntários com o objetivo de que os intercâmbios sejam bem sucedidos, trabalhando em conjunto para garantir que experiências de alta qualidade sejam oferecidas a todos os participantes, famílias hospedeiras e organizações parceiras. A equipe do AFS Brasil fornece suporte, controle de qualidade e desenvolvimento para mais de 90 comitês AFS no Brasil e se comunica com mais de 50 escritórios do AFS ao redor do mundo.

Certificado ISO 9001

O AFS Intercultura Brasil possui o selo ISO 9001.  Buscamos esta certificação com o objetivo de obter uma melhora na prestação de serviço ao cliente e na gestão da organização.

Clique aqui para ver o Certificado ISO 9001 do AFS Intercultura Brasil.

Política de Qualidade

O AFS Intercultura Brasil estabelece e difunde a adoção de medidas para garantir e promover a contínua melhoria da qualidade de seus serviços na busca constante da satisfação de seus públicos.
Esta Política é uma filosofia de administração baseada na melhoria dos métodos e processos da organização por meio da participação, desenvolvimento e conscientização de seus colaboradores, e pelo emprego de objetivos e metas para qualidade.

Ann’ Andreza de Carvalho Martins
Diretora Nacional do AFS Intercultura Brasil