O AFS transforma voluntários em cidadãos globais e pessoas que fazem a diferença

Nós chamamos isso de #EfeitoAFS!
CREATE_CHANGE

Gere a mudança

Transforme o mundo através da interculturalidade. Incentive as pessoas ao seu redor a apreciar e celebrar as diferenças culturais.

CREATE_COMMUNITY

Faça parte de uma comunidade

Junte-se a uma comunidade global de pessoas que como você fazem a diferença. Seja um agente de mudança na sua comunidade.

CREATE_YOURSELF

Desenvolva-se

Desenvolva competências culturais, encontre o seu lugar como um cidadão global. Faça a diferença na sua comunidade.

CREATE_FUTURE

Transforme o futuro

Lidere equipes na sua cidade ou ao redor do mundo e promova sociedades inclusivas para um desenvolvimento sustentável.

Como ser um voluntário AFS

ICONSWEB-01

Preencha o formulário de interesse

Para garantir a segurança e o apoio aos estudantes do AFS, todos os voluntários devem ser formalmente cadastrados. Por isso, se você tem interesse em ser nosso voluntário clique aqui.

ICONSWEB-02

Contato do Comitê mais próximo

Assim que você preencher o formulário de interesse em ser voluntário, o Comitê mais próximo de você entrará em contato para fazer uma análise de perfil.

Caso nenhum contato seja feito no período de 30 dias, clique aqui e veja qual o Comitê mais próximo de você. Entre em contato diretamente com nossos voluntários locais.

ICONSWEB-03

Certidão de antecedentes criminais

A segurança e bem estar de todos os públicos da nossa organização são essenciais. Por isso, após aprovação do seu perfil pelo Comitê local nós pediremos para que você nos envie uma Certidão de Antecedentes Criminais.

ICONSWEB-04

Seja bem-vindo!

Após estas 3 etapas, você será cadastrado formalmente como voluntário do AFS! Aí é só começar sua jornada que será repleta de experiências, aprendizados e diversão!

Oportunidades de voluntariado no AFS

DepartureDay

Auxilie estudantes estrangeiros

  • Prepare famílias para hospedar os intercambistas
  • Conecte-se com escolas parceiras
  • Integre os intercambistas na sua comunidade
  • Acompanhe a experiência do intercambista, da família hospedeira e da escola
20161129_142504

Planeje atividades e eventos

  • Organize eventos de divulgação do AFS na sua comunidade
  • Convide famílias hospedeiras para compartilhar experiências
  • Programe eventos com estudantes, famílias, escolas e voluntários
SONY DSC

Organize treinamentos e orientações

  • Oriente AFSers e outros públicos sobre interculturalidade
  • Apresente a cultura do nosso país para os intercambistas
  • Facilite o aprendizado através de atividades criativas
  • Compartilhe as suas experiências internacionais e aprendizados interculturais
SONY DSC

Gerencie e Lidere

  • Desenvolva projetos focados na valorização e compreensão de outras culturas na sua comunidade
  • Auxilie em atividades locais, regionais, nacionais e internacionais
  • Aprenda a gerenciar grupos de voluntários
  • Inspire as pessoas na sua comunidade

Abertura de novos comitês suspensa no momento.

Agradecemos o seu interesse, porém, devido a situação atual o projeto de novas Representações e comitês AFS se encontra suspenso, por tempo indeterminado.

Para qualquer dúvida sobre abertura de Comitês do AFS contate: [email protected]

Conheça os voluntários do AFS

Voluntários Beneméritos

Maior honraria outorgada pelo AFS Brasil, concedida aos voluntários que se destacaram pela relevante contribuição à organização, por sua imensa dedicação e amor à nossa missão

Fabiana Seronni

VOLUNTÁRIA BENEMÉRITA AFS BRASIL 2023

Enfermeira graduada há 21 anos, formada em Design de Interiores, estudante de Arquitetura, casada, 3 filhos e voluntária AFS desde 2014. Desde então, descobriu que na ONG AFS poderia atuar e exercer sua paixão em poder ajudar e acolher jovens. Em 9 anos de voluntariado se tornou mãe de 30 estudantes de intercâmbio de diversas nacionalidades, que foram recebidos em sua casa. Foi Presidente do Comitê Goiânia, Diretora Regional, fundadora e Presidente do Comitê Sinop.

Destaca-se na entrega deste prêmio sua imensa capacidade de gestão de comitê com expressivos números de recebimento nos comitês Goiânia e Sinop, inclusive, fundando esse último comitê e exercendo a função de Presidente desde sua constituição. Não se pode deixar de mencionar tampouco sua hospitalidade em haver recebido em sua casa mais de 20 estudantes de intercâmbio ao longo de sua trajetória organizacional.

Henrique Ramos

VOLUNTÁRIO BENEMÉRITO AFS BRASIL 2022

Henrique Ramos é Arquiteto e Urbanista graduado pela UFRN (1999), sócio do escritório Caldas Ramos Arquitetos, com sede em Natal-RN. Mestre em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (UFRN, 2016), é especialista em Gestão Empresarial – MBA (FGV, 2011) e também em Restauração do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico pela Universidad Politécnica de Madrid (2001).

Foi participante do AFS para os EUA pelo programa anual 93-94, e desde então é voluntário do AFS Brasil. Além de Presidente do Comitê Natal, Diretor Regional para a Região Nordeste, e Membro da Executiva da Diretoria Nacional e do Conselho Diretor (2002-2007), foi Presidente Nacional do AFS Intercultura Brasil de 2004 a 2006 e membro do Board of Trustees do AFS Intercultural Programs (2009-2012). Atualmente, em suas funções de voluntário, se dedica a facilitar treinamentos sobre governança, desenvolvimento organizacional e liderança, seja para o AFS Brasil, para o AFS Argentina e Uruguay, e para o AFS Internacional.

Conte a sua história!

Conte para nós sobre as atividades e projetos que você realizou como voluntário e que movimentaram a sua comunidade.  Compartilhe boas práticas!

Quero compartilhar boas práticas! 

Voluntariar é principalmente sobre encontrar motivações pra nossa própria vida.

“Pra mim o voluntariado não é apenas sobre ajudar ou promover atividades para outras pessoas. Voluntariar é principalmente sobre encontrar motivações pra nossa própria vida. Foi no AFS que eu conheci e encontrei as pessoas que mais me motivam a tornar o mundo um lugar melhor e eu gostaria que todas as pessoas vivenciassem um espaço estimulante assim. Despertar esse desejo de transformação e essa sensação de ser capaz de mudar pra mim é o efeito AFS.”

— Clara Cunha, voluntária do Comitê Brasília

O AFS apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O AFS credita que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU #4 e #16 proporcionam um roteiro para ajudar a fazer do nosso mundo um lugar melhor para todas as pessoas.
ods4

Objetivo #4:

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Garantir educação inclusiva e de qualidade  para todos e promover aprendizado a longo prazo

O objetivo #4 foca no conhecimento e competências necessárias para promover “desenvolvimento sustentável” e “estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e apreciação da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais
ods16

Objetivo #16:

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas

O objetivo #16 tem 3 principais objetivos: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, transparentes e inclusivas, em todos os níveis.

Saiba mais

Missão do AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio.

Saiba mais sobre a nossa causa

Recursos e dicas de leitura

VV

"Volunteer Voices"

Este blog de voluntários é uma plataforma onde AFSers trocam ideias sobre suas atividades locais e globais, que causam impacto social. No começo de todo sonho, mudança e impacto há uma boa história! 🙂

Leia o Blog
connect

Connect: Intercultural Insights for Global Citizens

Esta revista digital explora a educação intercultural e de cidadania global, voluntariado e impacto social através de artigos, entrevistas e ferramentas de aprendizagem criadas por especialistas e líderes de renome.

Leia a Connect aqui
perspectives

AFS Perspectives: Helping the world learn to live together

Escrito por especialistas do AFS do mundo todo, este blog salienta diversas perspectivas sobre cultura e educação, inspirando leitores a se tornarem líderes interculturais nas suas comunidades.

Leia o Blog
FORAFSNFRIENDS

Intercultural Learning (ICL) for AFS & Friends

Diversos artigos inspiradores e ricos em conteúdo sobre conceitos interculturais chave, baseados em pesquisas e experiências práticas. Estes artigos são produzidos por especialistas em educação do AFS e são voltados para qualquer pessoa interessada em trabalhar com tópicos interculturais.

Acesse os artigos
VOL_CURRI

The Volunteers: Americans Join World War I, 1914—1919

Este “Curriculum” para educadores fala de forma única sobre voluntariado, competências interculturais e educação para a cidadania global desde os esforços de jovens durante a Primeira Guerra Mundial até hoje.

Acesse o site