Nos últimos dias realizei atividades muito “Cheveres”

A família em que me encontro é ligada a uma associação de pequenos produtores da região do departamento Meta e então realizam atividades voluntarias, se ocupam com a parte do som para o mercado campesino todos os sábados com os produtores, tive a oportunidade de estar presente em uma dessas feiras.

A família também realiza eventos, presenciei um em que pessoas vão conhecer todo o processo de produção de café orgânico em no sitio da própria família. Lá eles produzem além do cafezinho colombiano também frutas e criam animais de forma totalmente sustentáveis.

A minha última atividade desenvolvida foi no dia 27/05, uma apresentação de um dos municípios do departamento, no qual é conhecido por seus ” llanos orientales” que é a parte plana do território colombiano, e também conhecido por sua cultura llaneira, sendo tais o coleo, ganaderia, a dança tipica joropó e suas comidas: pão de arroz, bolo de arroz, ayacá e envuelto de arroz (como pamonha) e a mamona (carne assada em um espeto fincado no chão). A apresentação ocorreu em um dos colégios voluntarios em que celebrou o Orgulho Llaneiro.

Catia Monslaine Dias Salomão.