Provavelmente você já ouviu a famosa expressão “o mundo dá voltas”, certo? E ele dá. O Japão fica lá do outro lado, mas conhecer as suas maravilhas pode ser muito mais fácil do que se imagina. Como um dos principais países do cenário econômico global, o Japão é um lugar de curiosos costumes, o que pode te levar ao aproveitamento máximo de uma experiência intercultural. Deliciosos chás, lindos jardins, templos e modernos arranha-céus são apenas alguns dos elementos da cultura japonesa que você pode (e deve!) incluir no seu roteiro de viagem.

NATUREZA

Seus famosos jardins não negam a rara relação de equilíbrio entre homem e natureza, não à toa, um de seus principais ícones é o Monte Fuji, o conhecido vulcão que fica localizado a uma hora de Tóquio e nas proximidades do Lago Ashi.  Os 5 lagos do Monte Fuji estão preparados para recebê-lo para caminhadas matinais, piqueniques ou pesca.

A aproximação que entre o povo japonês e a natureza e a cultivação de costumes milenares relacionados a ela são dois pontos que prometem ser marcantes em suas futuras histórias. O Hanami é um ótimo exemplo do apreço à natureza que você verá por lá, e durante o festival, os japoneses se reúnem com a família para contemplar a beleza das conhecidas flores de cerejeiras, que tem pouca duração e caracterizam um evento especial.

A POPULAÇÃO

 Procure não deixar de visitar seus novos amigos japoneses quando você diz, mesmo que por alto, que fará isso. Um simples “apareça lá em casa”, muitas vezes é dito da boca para fora, mas por lá, é o suficiente para que os japoneses sintam-se convidados, de fato, para uma visita. No Japão os compromissos são levados muito a sério, então não faça convites se você não estiver disposto a recebê-los. Ah, do outro lado da moeda também não é diferente: procure não faltar, caso combine uma visita com seus novos amigos japoneses, eles realmente estarão dispostos e preparados para lhe receber. Se você não puder ir, avise com antecedência para evitar um mal-estar desnecessário.

Tirar os sapatos não é só coisa de filme. Um dos costumes mais conhecidos mundialmente é realmente praticado por lá. Os sapatos são retirados ao entrar em casas, templos e até restaurantes. Por tradição, os japoneses tiram os sapatos para dormir, sentar e comer e como as refeições são feitas em tatamis, retirar os calçados é visto como um ato de higiene.

Apesar da rigidez, que inicialmente pode parecer intimidadora, não se deixe enganar! Os japoneses são muito solícitos e serão incrivelmente acolhedores. Diante de uma nova cultura, de um novo e complexo idioma e costumes completamente diferentes, você terá total suporte e boa vontade dos nativos, o que soará como caloroso convite para que você conheça os encantos de sua cultura.

Os jovens japoneses não costumam ficar até muito tarde nas ruas, se você quer ser um intercambista por lá, saiba que terá ótimas oportunidades de aproveitar programas diurnos com seus novos amigos. Os esportes são praticados em larga escala pelos jovens, que frequentam clubes e escolas para praticá-los.

A COMIDA

 Não existem grandes semelhanças entre os pratos japoneses e brasileiros, mas aqui no Brasil a culinária do Japão é bastante apreciada. Particularmente diversa e sedutora, apenas os pratos japoneses seriam um motivo e tanto para a sua viagem!

O arroz é base de uma infinidade de pratos e a exigência pela qualidade vai desde o plantio até a colheita, configurando um processo que segue diretrizes especiais.

Em terras japonesas um prato cheio de cores é capaz de gerar sensações diversas ao paladar e não é coisa rara de se ver. Além das cores, os sentidos são explorados de todas as formas, uma combinação de gostos doces, salgados, amargos e azedos proporciona uma experiência gastronômica completa. Engana-se quem pensa que os pratos japoneses disponíveis no Brasil farão com que a surpresa das refeições por lá sejam previsíveis, os próprios japoneses costumam afirmar que nada é muito parecido. Por todas as razões descritas e muitas outras, a culinária japonesa foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Na terra do sol nascente, tradições milenares convivem com a mais alta tecnologia, natureza, hospitalidade, sabores e lugares incríveis que não devem ficar de fora do seu itinerário. Mas além disso, viver em um país tão diferente e com costumes que passam longe da sua zona de conforto elevam o potencial de experiência e Aprendizagem Intercultural ao nível máximo. Por isso, viajar para o Japão em um programa de intercâmbio pode ser a melhor solução se você busca conhecer e vivenciar momentos incríveis e surpreendentes.

Já pode tirar os sapatos, o AFS está pronto para te levar ao seu destino dos sonhos. Conheça o nosso programa High School para o Japão anual e semestral e dê o seu primeiro passo para a cidadania global!