No ano de 2010 fomos convidados pelo amigo Wernei Aita para hospedarmos por um ano o estudante italiano Giona Chioveto que chegou em agosto de 2010 e retornou em junho de 2011. Com ele criamos vínculos familiares e aprendemos que o italiano que conhecemos no Brasil, não é o italiano que vive na Itália. São muito diferentes.

Giona com a Família Testoni
Giona com a Família Testoni

Após seu retorno, nos tornamos simpatizantes do AFS Brasil participando dos eventos organizados pelo Comitê Blumenau. Fomos por diversas vezes convidados para assinarmos o termo de voluntário, mas não tínhamos disponibilidade de tempo. No ano de 2014 decidimos nos tornar voluntários e em 2015 assumimos o setor financeiro do Comitê Blumenau.

Em 2015 recebemos em nossa casa o Tom Imiela, intercambista alemão, no programa para maiores de 18 anos. Foram três meses de uma experiência intercultural intensa.

Cláudio Testoni com Tom Imiella

 

Família Testoni com Tom Imiella

Em 2016, quando Minz Patimpapoun, intercambista tailandesa precisou trocar de família o coração de pai e mãe falou mais forte e decidimos mais uma vez ser pai e mãe hospedeiros. Minz ficou conosco de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017.

Chegada da Minz Pantipapoun
Minz preparando um prato da Tailândia
Despedida da Minz

Sempre que o Comitê precisa ou que outra organização solicita, hospedamos temporariamente algum estudante estrangeiro. Nossa casa se parece com um coração de mãe, está sempre com as portas abertas.

Com esta experiência oportunizada pelo AFS, aprendemos mais do que ensinamos. Com o convívio de um adolescente estrangeiro em casa, percebemos o quanto é gratificante essa troca de experiências e como é fundamental respeitar a cultura dos outros. Foram experiências muito gratificantes sendo todos de cultura muito diferentes. Com cada um deles aprendemos um pouco.

Quando decidimos hospedá-los, acreditávamos que eles deveriam aprender a nossa cultura e nossa maneira de ser e viver. Mas eles se tornaram membros de nossa família, e aprendemos muito mais do que ensinamos.

 – José Cláudio Testoni e Nelita Benevenuti Testoni