Gratidão é a palavra que define os últimos 10 meses, e hoje eu tenho certeza que foi a decisão certa ter vindo especialmente para Suécia. Nunca tive uma resposta quando as pessoas me perguntavam o porquê de eu ter escolhido esse destino tão longe e frio. A única resposta que eu conseguia falar era: “e por que não Suécia?”.

Cheguei aqui em Estocolmo cheia de expectativas, esperanças e incertezas. Sinceramente, eu não sabia o que esperar desse ano, muitos haviam me falado que amizade não era algo fácil de se conseguir do lado de cá e o inverno também não era igual o que eu estava acostumada no Brasil. Largar uma vida de comodismo e conforto não é fácil, mas realizar um sonho e viver uma vida totalmente diferente da que eu venho vivendo é uma das melhores sensações. Aproveitei cada segundo, fiz amizades incríveis com pessoas que se talvez não fosse pelo AFS eu não teria conhecido. Minha família hospedeira não poderia ser melhor. 

O intercâmbio intercultural é uma experiência única, fantástica e mudou minha maneira de pensar, de sentir e enxergar outras pessoas e culturas. Acho que todo mundo merece passar por uma experiência como essa, você termina o ano renovado e com uma sensação que só quem viveu esta aventura é capaz de experimentar. Confesso que vai ser extremamente difícil viver longe das pessoas que eu conheci aqui mas se esse for o preço que eu vou ter que pagar, eu ainda estou no lucro!

Obrigada AFS por ter me preparado tão bem para viver esse ano e preciso dizer que vocês acertaram em cheio porque não tem uma coisinha que eu mudaria! – Nicole, AFSer na Suécia 2017-2018