Meu nome é Martina Girotto,sou uma menina italiana que foi fazer intercâmbio no Brasil, na cidade de Blumenau, no ano 2015/2016.  Demorei muito para conseguir escrever algo sobre o meu ano no Brasil porque as emoções que eu provei foram tão fortes que até agora, às vezes, não consigo entender como foi possível. Eu sei que pode aparecer estranho, para quem nunca fez essa experiência, entender o que eu vou tentar explicar com as palavras, mas é a verdade.

Eu morei por um ano com uma das melhores famílias que eu conheço, a família Bramoski Bertoncini… uma família que me aceitou na casa deles como uma filha, que até hoje faz parte do meu coração e ficará para sempre.  Passei com eles momentos maravilhosos, com cada um deles encontrei algo de parecido e consegui criar algo de especial! Até hoje nos falamos e espero poder abraçá-los o mais logo possível!

Tenho que agradecer aos meus amigos brasileiros que até hoje, após mais de dois anos, ainda falam comigo e estão sempre disponíveis quando eu preciso!  Agradeço ao comitê Blumenau e especialmente à Maria do Carmo que sempre me ajudou nos momentos um pouco mais difíceis e que conseguiu encontrar essa família maravilhosa em que eu morei!  Mesmo depois de alguns anos que estou de volta na Itália, cada dia me levanto e durante o meu dia lembro de alguns momentos especiais que passei no Brasil!

Acho que nunca vou esquecer a experiência mais importante da minha vida…mudei muito como pessoa e hoje só posso agradecer isso ao meu intercâmbio.
Desde 2015 tenho metade do meu coração italiano e a outra metade brasileiro.

– Martina Girotto