Olá, eu sou Lilian Recoba, sou peruana, tenho 16 anos e vim ao Brasil para fazer um intercâmbio de 6 meses. Não tenho palavras suficientes para expressar o quão feliz me sinto com essa experiência de intercâmbio. Tenho certeza que nunca vou me arrepender de ter decidido vir para o Brasil, que é um país maravilhoso. De verdade, nunca tinha pensado em vir para cá, pensava que era melhor ir para um país europeu, que fica mais distante do Peru, mas quando me ofereceram a oportunidade de uma bolsa de estudos eu não tive duvida de aceitar, só pensava em sair do meu país e conhecer outros lugares.

E agora, analisando toda essa experiência, só posso dizer que meu intercâmbio está sendo incrível. Ter conhecidos tantas pessoas que viraram meus amigos, pessoas que me ajudaram a compreender as diferenças culturais, sou muito grata a elas. Tudo é maravilhoso, mas não vou negar que no começo do intercâmbio você sente saudade dos amigos, da família, da sua casa, da comida. Apesar disso, sempre pensei que essa é uma oportunidade incrível que me fez amadurecer e ser mais responsável, e é por isso que tenho que aproveitar ao máximo. Parabéns aos brasileiros pelo seu país lindo, pelas pessoas, comidas, paisagens e, sobretudo, pela mistura de culturas que tem.

Para mim, não foi tão fácil no início, porque o idioma foi um problema. Sempre vou dizer que os brasileiros falam muito rápido. Tenho a sorte de ter uma família hospedeira que me ajuda muito com o português. Apesar de muitas pessoas pensarem que o espanhol e o português são iguais, eu posso dizer que não são. A gramática é super difícil e, às vezes, existem palavras que eu conheço, mas em português ela têm outro, e aí eu penso “hã? como?”. Mas é divertido aprender português.

Depois, a comida… Deus! É muito gostosa, eu amei. Amo o doce nega maluca, açaí, guaraná, acho que vou sentir muita saudade da comida. O que eu não gostei foi o brigadeiro, porque para mim é muito doce.

E só me resta agradecer aos meus pais, que estão no Peru, a diretora do meu colégio e a todas as pessoas de lá que ajudaram a tornar possível esse intercâmbio. Adoro tanto o Brasil que até já tenho pensado em morar aqui, mas infelizmente tenho que voltar ao meu país. Mesmo assim, tenho certeza que vou voltar, porque tenho feito amigas incríveis, porque tenho uma família incrível que amo e porque o Brasil é o Brasil, que não se compara com nada. É único.

E não posso dizer outra coisa aos brasileiros, só que amem, respeitem e falem sem medo sobre a cultura deste país maravilhoso para os outros. Não se sintam inferiores por morar no Brasil, que tem muitas coisas boas e o mais importante é ver o que há de bom e aproveitar isso. Parabéns por morarem em um lugar como o Brasil. Amo o Brasil e agora o meu coração também tem um lado brasileiro. Posso dizer que meu coração bate pelo Brasil.

Obrigada.