2019 finalmente chegou, e com ele a sua oportunidade de fazer um high school em outro país e conhecer uma cultura completamente diferente da nossa.

No último post nós falamos sobre as Filipinas, a Índia e a Turquia e agora é a vez da Tailândia, da Indonésia e Hong Kong. Conheça um pouco mais sobre a cultura, as pessoas e a culinária de mais três países onde você poderá fazer intercâmbio com as Bolsas AAI 2019.

Tailândia
A Tailândia é a entrada para o sudeste asiático e, graças às suas praias e paisagens impressionantes, atrai mais visitantes do que qualquer outro país do continente. E o clima tropical, quente e úmido facilita e muito para quem quer aproveitar o sol.

Bangkok, sua capital, se destaca por seu patrimônio de arquitetura e cultura que pode ser observado em seus muitos templos, palácios, museus, bibliotecas, teatros e universidades. A cidade também liderou o ranking das mais visitadas em 2017 com mais de 20 milhões de turistas.

A culinária tailandesa é um capítulo à parte. Tem como característica a combinação de especiarias que proporcionam uma mistura de aromas e dos sabores doce, amargo, salgado e apimentado. Um dos pratos típicos de rua é o pad thai, que combina e frita macarrão de arroz, especiarias, camarão, vegetais ou frango.

É claro que a cultura local, as praias e a comida são parte muito importante para o país ter tantos visitantes, mas o povo tailandês também tem a sua contribuição nisso. As pessoas são extremamente acolhedoras, simpáticas e sempre dispostas a ajudar.

Hong Kong
Hong Kong é uma metrópole, mas com território muito pequeno e, consequentemente, falta de espaço, o que faz com que a cidade necessite de construções mais altas e densas, fazendo dela um grande centro da arquitetura moderna e uma das cidades mais verticais do planeta. O espaço denso acabou resultando em uma rede de transportes super desenvolvida, que transporte mais de 90% dos passageiros da região.

Outro dos destaques de Hong Kong é o capital financeiro, já que, além de possuir um dos maiores PIBs per capita do mundo, a região está sempre entre os líderes nos rankings de qualidade de vida, percepção de corrupção e índice de desenvolvimento humano (IDH). Segundo a ONU e a OMS, Hong Kong tem a segunda maior expectativa de vida do planeta.

Sempre descrita como “o lugar onde o Oriente encontra o Ocidente”, Hong Kong mistura a combinação da cultura de raiz chinesa com a cultura trazida pelos britânicos durante seu período como colônia do Reino Unido, e isso se reflete também no idioma. Tanto o inglês quanto o chinês (geralmente o cantonês) são línguas oficiais.

View this post on Instagram

Back when it was still warm #toocold ❄️

A post shared by 盈盈 antonia (@ohnohunn) on

Indonésia
Ah, a Indonésia… o país é formado por grande arquipélago de mais de 17 mil ilhas e uma terra de contrastes. Vulcões impetuosos, mas mares pacíficos, cidades extremamente populosas, com plantações em regiões distantes, arranha-céus modernos de um lado e templos em ruínas de outro.

A culinária indonésia varia muito de acordo com a região, podendo ser picante ou mais adocicada, combina as técnicas e os ingredientes dos povos indígenas com o curry, da Índia, o kebab, do Oriente Médio e o stir-frying da China. Além dos produtos que os comerciantes espanhóis e portugueses levaram para as ilhas.

Ao todo, no país tem mais de 300 grupos étnicos, cada um com suas identidades culturais que foram desenvolvidas ao longo de séculos de história. Todos esses grupos resultam em mais de 580 línguas étnicas e dialetos que são usados diariamente no país junto com o idioma oficial, o bahasa indonesia.

Agora você já conhece um pouco mais sobre os seis países em que você pode passar um ano fazendo high school com as bolsas AAI. Se identificou com algum deles e quer se inscrever para concorrer às bolsas? Acesse: www.afs.org.br/bolsas-aai para conhecer os requisitos e se inscrever.