Território com pouco mais de 5 milhões de habitantes e povoado desde a pré-história, a Noruega passou por todas as “eras”, incluindo a viking, e se favoreceu do contato com as civilizações meridionais para o desenvolvimento da escrita rúnica (utilizada para escrever nas línguas germânicas até o século XI).

Mas foi após a independência da Suécia, em 1905, que o país começou a se desenvolver até ser conhecido como é atualmente: um país com educação de alto nível, qualidade de vida e democracia desenvolvida. Para alcançar esse grau de desenvolvimento, alguns pontos importantes sobre o país devem ser ressaltados:

Sustentabilidade
No caminho para se tornar o primeiro país totalmente movido por energia limpa, no momento, cerca de 96% da eletricidade consumida é à base de energia hidráulica, e mais de 100 mil carros elétricos estão em circulação. Com incentivo e intervenção do governo norueguês, que se preocupa com o tema, o país estabeleceu que, a partir de 2025, os carros movidos à combustíveis fósseis deixarão de ser usados. Essa é a meta mais curta do mundo.

Red Hat Factory | Unsplash

Educação
O sistema educacional norueguês têm como base o princípio de igualdade para todos os membros da sociedade, independente das origens sociais ou culturais. As escolas do país têm o compromisso de promover a mobilidade social, possibilitar a criação de riquezas e assistir aos mais necessitados. Também faz parte da cultura que as escolas do país se adaptem às competências dos alunos, o que ajuda a tornar o ensino mais equivalente.

Moren Hsu | Unsplash

Idioma
Pertencente ao grupo germânico e muito próximo do dinamarquês e do sueco, o norueguês (norsk) é a língua oficial da Noruega. O idioma é falado como primeira língua por 95% da população do país e possui duas formas oficiais de escrita: o bokmål (“língua dos livros”) e o nynorsk (“novo norueguês”). Além dos idiomas oficiais, mais quatro dialetos são falados pelo país Østnorsk, Vestnorsk, Trøndersk e Nordnorsk.

Mikita Karasiou | Unsplash

Cultura
Reconhecida por sua literatura — que venceu o Nobel duas vezes com os romancistas Knut Hamsun e Sigrid Undset —, música e artes plásticas, a cultura norueguesa está intimamente relacionada à geografia, história, natureza e clima do país. Além das artes citadas, o cinema também já recebeu prestígio internacional, quando “Kon-Tiki” venceu o Oscar de melhor documentário.

Thomas William | Unsplash

Esses são alguns dos fatores e qualidades que fazem da Noruega um dos países mais procurados para fazer intercâmbio. Para saber sobre nossos programas de intercâmbio para a Noruega, clique aqui e fale com a nossa consultora por WhatsApp.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

“Antes de vir para cá, muita gente achava que eu era louca, questionava minha escolha de país – achando que aqui só tinha gelo. Sinceramente? Eu também estava esperando algo bem diferente, algo que eu encontraria se tivesse morando no norte da Noruega – meses de escuridão, -30ºC, cidadezinhas isoladas, ursos, tudo aquilo que passou no globo repórter.” — trecho retirado do depoimento da Victoria Pacheco de Paula, AFSer na Noruega.