Sempre tive interesse nas disciplinas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e em explorar diferentes culturas. Quando surgiu a oportunidade para realizar um intercâmbio com ênfase em experiências interculturais e nessas disciplinas, não pensei duas vezes. Lembrei me da frase do chinês Sun Tzu: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.” A partir daí, decidi dedicar boa parte do meu tempo respondendo e refletindo sobre as perguntas do processo de seleção do intercâmbio. E tenho a mais absoluta certeza, que essa foi uma das melhores decisões da minha vida.

Considero o período do programa o intervalo de tempo em que mais obtive conhecimento em toda minha vida, desde como ser um ser humano melhor até conhecimentos científicos. Aprendi que a diversidade existe, e que respeitá-la vai muito além de simplesmente não ofender. E que a diferença é uma parte intrínseca à natureza humana, e é ela que nos faz especiais. Além é claro, das disciplinas de STEM, onde em Cairo estudamos com ênfase em Microbiologia e Robótica. Ainda estudamos e discutimos possíveis soluções para as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atividade em grupo, na qual pude compreender ainda mais sobre a diversidade e a profundidade da cultura de países como Estados Unidos, México e China.

Desde que participei do programa BP Global STEM Academies, posso afirmar que ganhei um lugar para dormir em vários lugares do mundo, tive contato com estudantes das mais diversas nacionalidades, e a minha foto com todos eles tem um lugar especial na minha estante. Em outras palavras, ganhei amizades! Pessoas que mesmo estando em contato durante apenas um mês, considero todas elas como amigos pra vida toda. 

Ademais, voltei com vontade de fazer a diferença na minha sociedade, desde que cheguei, tenho me empenhado mais nos estudos, afinal assim como dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Além disso, antes do intercâmbio, tinha uma insegurança em relação ao meu inglês, tinha medo de não compreender o que me era dito ou não poder me expressar totalmente. Entretanto, hoje, de volta ao Brasil, vejo o quanto meu inglês melhorou e que o quanto estou mais confiante nas minhas capacidades.

É impossível participar de um programa como o BP Global Stem Academies e voltar a mesma pessoa. O programa, influenciou de modo implacável a maneira como eu vejo o mundo hoje. O intercâmbio, além dos demais estudantes, conta com a figura da família hospedeira, pessoas que abrem as portas de sua casa para receber um estudante que nunca sequer viram. No Egito, minha família hospedeira me ajudou a ver que o mundo é um lugar grande, realmente muito grande, que cada um tem sua complexidade individual e que existem excelentes pessoas em todos os lugares do mundo, e infelizmente nunca poderei conhecer todas elas. 

Espero que no meu futuro possa trabalhar, assim como o AFS, por um mundo mais unido e para que todos possam compreender a importância das diferenças.

– João Guilherme Martins Silva, AFSer bolsista do programa BP STEM Academies no Egito em 2019