Aprender um novo idioma não precisa ser um grande desafio, na verdade, essa pode ser uma prática tranquila, se incorporada ao dia a dia de forma natural. Esse é um passo fundamental para quem quer realizar o sonho de estudar fora do país. É indispensável a prática e o aprendizado pelo menos básico da língua que vai estudar. Você pode optar por aprender com algum curso de idioma, mas é perfeitamente possível estudar de forma independente. O primeiro passo é se organizar, assim, você terá no mínimo algum tempo do seu dia dedicado ao estudo. Aos poucos, aquele conhecimento vai parecer menos complexo e você poderá ir avançando no conhecimento sobre a língua. 

Baixe aplicativos

Essa é uma das primeiras dicas que devem ser seguidas por quem quer dar o primeiro passo em direção a um novo idioma. Existem vários aplicativos e sites que facilitam o aprendizado de uma nova língua, de forma bem descontraída. Separe algumas horas do seu dia para se dedicar a isso. E a melhor parte é que os conteúdos são transmitidos de forma fácil e sem complicações. Além disso, você inicia pelo nível no qual você deseja, mesmo se os seus conhecimentos na língua forem básicos, as probabilidades de você ficar perdido são bem pequenas.

Configure seu celular para o idioma que está aprendendo

Mais ou menos a mesma ideia do uso de aplicativos no celular. Ao configurar o aparelho, você poderá aprender palavras básicas de forma superprática. Já estamos bastante familiarizados com a configuração dos nossos aparelhos, por isso, ao colocar em outro idioma, não será um grande desafio no uso cotidiano e ainda, por imersão, vai acabar aprendendo algumas palavras bem úteis.

Assista a séries e filmes com legendas no idioma original

Essa pode parecer uma dica boba, mas é uma das maneiras mais divertidas de aprender um novo idioma. Você pode colocar as legendas na língua que quer aprender e, dessa forma, além de se acostumar com a pronúncia, aprenderá a gramática. Caso tenha dúvida, você pode pausar, retornar para o minuto da palavra que não compreendeu e adaptar a legenda para o português. O importante é que você vai conseguir entender muita coisa pelo contexto e aos poucos pode passar a assistir aos episódios só com o áudio original, sem nenhuma legenda. No início, busque séries ou filmes com diálogos curtos e diretos, conteúdos de comédia podem ser uma boa opção.

Escute músicas

Escute músicas no idioma que você está aprendendo. E ainda, se estiver com tempo livre, use algum site de letras de músicas para acompanhar enquanto escuta. Você vai se surpreender com a quantidade de palavras e até gírias que é possível aprender acompanhando as letras de música. E a melhor parte é a fluência na pronúncia, imagina ficar com as suas músicas favoritas na ponta da língua!

Participe de grupos de conversação on-line

Você pode procurar por grupos em redes sociais, como o Facebook, além de poder trocar uma ideia com pessoas nativas, pode começar amizades por todo o mundo. Em tempos de pandemia, essa é a melhor opção para praticar com pessoas de outros países. É uma forma prática e bastante amigável de se relacionar, pois, com certeza, quem estiver no grupo estará interessado e disposto a ajudar. 

Não tenha medo de errar

Certamente essa é a dica mais importante! Não tenha medo de errar, nem de se arriscar. Apenas errando e se jogando nas possibilidades é possível aprender coisas novas. O seu crescimento pessoal faz parte desse processo de aprendizado, e mesmo se você ainda não tiver segurança no idioma, tente falar. Procure por pessoas que estão em um nível mais avançado que você. Se jogue de cabeça!

Viu como é fácil começar a aprender um idioma sozinho? E pode contar conosco para planejar seu intercâmbio para o exterior, viu? Assim, você poderá praticar o que já está aprendendo a partir de agora, olha a oportunidade! São diversos destinos pelo mundo todo! Entre em contato para descobrir o plano perfeito para você.