Nós do Conselho Diretor do AFS Intercultural Programs, os Conselhos Diretores dos países membros, colaboradores de 60 organizações da Rede AFS e 50.000 voluntários do AFS em todo o mundo, convocamos os líderes governamentais, os educadores, a sociedade civil organizada e os cidadãos preocupados em rejeitar o extremismo, a desigualdade e as forças que impedem a paz.

Na ocasião do nosso encontro anual de 2017 realizado em Gana, pedimos a cada um de vocês que se junte ao nosso movimento “Aprendendo a Viver Juntos” para avançarmos no entendimento intercultural por um mundo mais justo e pacífico.

Estamos profundamente preocupados com o fato do mundo estar se tornando mais e mais dividido. As nações que antes encorajavam cooperação agora se movem para um maior isolamento.

O AFS foi criado por motoristas de ambulância voluntários que viveram as atrocidades de ambas as guerras mundiais e buscaram prevenir conflitos futuros reunindo pessoas por meio de programas de intercâmbio internacionais e oportunidades de Aprendizagem Intercultural para jovens líderes de mentalidade global.

Hoje o AFS honra esta nobre missão assumindo um compromisso público: Empoderar pessoas de todas as idades e de todas as origens com conhecimento intercultural, habilidades e conhecimentos necessários para agir e fazer uma diferença positiva em casa e em todo o mundo.

Depois de 100 anos construindo pontes entre culturas, também estamos orgulhosos de fazer parcerias com organizações e indivíduos de mentalidade e propósito semelhantes para cumprir este compromisso em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Reconhecemos que nosso trabalho agora é mais necessário do que nunca. A grande turbulência e conflito que testemunhamos neste momento em todo o mundo exige que no AFS sejamos mais corajosos e propositais em tudo o que fazemos – reunindo pessoas, culturas, visões de mundo e crenças através de oportunidades transformadoras de estudo no exterior, voluntariado, fóruns públicos, parcerias e jornadas de aprendizado.

Com mais de 1 milhão de cidadão globais ativos em 90 países, nós prometemos aproveitar nossas energias, nossos recursos e experiência para avançar nossa missão através desses três objetivos de impacto estratégico:

  • Desenvolver cidadãos globais ativos de todas as idades e origens através da Aprendizagem Intercultural e do voluntariado para participar do movimento “Aprendendo a Viver Juntos”.
  • Ajudar a globalizar escolas e instituições para entregar programas que desenvolvam competências globais e incentivem a colaboração.
  • Ampliar o acesso à Educação Intercultural para assegurar que mais pessoas de comunidades diversas e desatendidas participem e se beneficiem dos programas e iniciativas do AFS.

Acreditamos que um mundo justo e pacífico só é possível quando a comunidade global respeita a diversidade, abrange a inclusão e trabalha em conjunto para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo.

Accra, Gana
13 de outubro de 2017