O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.

Aproveitando a nossa experiência em Aprendizagem Intercultural, acumulada ao longo de mais de 70 anos de execução de programas educacionais, o AFS Brasil organiza intercâmbios virtuais com diversos parceiros da rede AFS. Esse projeto chamado de “One World Classoom” tem o objetivo de conectar salas de aula de diferentes culturas e países para ajudar a preparar os jovens, professores e líderes escolares em competências globais tão necessárias para aprender, viver, trabalhar e prosperar juntos no século XXI.

One World Classroom - Intercâmbio virtual

O intercâmbio virtual é uma oportunidade para estudantes e professores de um país interagirem virtualmente com estudantes e professores de outra parte do mundo. Da perspectiva do AFS, o intercâmbio virtual é um complemento perfeito a educação formal, pois cria um espaço de aprendizado fora do “ambiente de conforto” dos estudantes através de uma interação informal em outro idioma.

Estudantes e professores que participarem desse projeto terão a oportunidade de vivenciar uma experiência intercultural que enriquecerá e estimulará a sua consciência global, sensibilidade e entendimento cultural.

montagem-thais-almeida

Como participar

No primeiro semestre de 2020 o AFS Brasil irá selecionar 20 escolas que receberão total apoio antes, durante e depois do programa.

O período de inscrição será entre os dias 16 de dezembro de 2019 a 20 de fevereiro de 2020.

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, através do formulário de inscrição preenchido em inglês e encaminhado para o e-mail [email protected].

As escolas selecionadas  serão informadas por e-mail em fevereiro de 2020 e terão seus nomes divulgado no nosso site.

O programa consiste em 04 módulos que podem ser realizados em 3 ou 4 encontros presenciais. Cada módulo tem a duração de 45 minutos e serão facilitados pelos voluntários do AFS.

virtual-exchange

Conteúdo dos módulos

  • Módulo 1: Cultura & Estilos de Comunicação;
  • Módulo 2: Comunidade Local e Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs);
  • Módulo 3: Intercâmbio Virtual – Sessão ao vivo ou gravada;
  • Modulo 4: Aprendizados e Reflexões.

Responsabilidades da Escola

WhatsApp Image 2019-10-27 at 16.05.36 (2)
  • As escolas deverão selecionar um grupo de alunos entre 14 a 17 anos e um professor responsável por acompanhar e participar do projeto;
  • As escolas podem optar por fazer intercâmbio virtual com as escolas em espanhol ou inglês;
  • Ao final dos módulos, os estudantes preencherão um questionário online avaliando o programa;
  • Ao final do programa, as escolas receberão um certificado de conclusão.