Meu intercâmbio, até agora, está sendo sem dúvidas o melhor ano da minha vida. É um ano de muitas incertezas, vamos pra um país completamente novo com não muito mais do que esperança, sonhos, curiosidade e amor na bagagem. Se adaptar é um processo, aprender a língua, mergulhar na cultura, fazer amigos, tudo são passos que temos que tomar, a cada dia nos esforçando mais e mais para tirar o maior proveito de tudo.

A vida começa a fazer mais sentido, as paisagens comuns são vistas com outros olhos, algo rotineiro para um nativo do país hospedeiro acaba se tornando o ponto alto da semana de um intercambista! A mente abre, se expande, se torna ainda mais complexa… Aprendi a aceitar as diferenças, a abraçá-las, muitas vezes. Aprendi a ser gentil com todos, independente de tudo. Aprendi a perder o medo, a tomar iniciativas, a me proteger.

Também conheci muitas coisas. Uma língua nova, pessoas novas, um país novo, comida nova, mas, principalmente, conheci a mim mesma. Me descobri como pessoa, como amiga, como filha. Conheci meus limites, minhas dores, minhas capacidades. Entrei em contato com vários extremos de mim que eu não fazia ideia que existiam! Ganhei muito, muito mesmo. Tudo aqui é um ganho. Ganhei uma nova família, novos amigos, novos horizontes, novas ideias.

E, com toda a certeza do mundo eu posso dizer: nada nesse mundo te traz isso tudo em tão pouco tempo e com tanta intensidade. Sou grata ao AFS por ter me proporcionado essa oportunidade e contem comigo como voluntária no Comitê Vitória a partir do segundo semestre de 2016, porque essa missão linda tem que continuar!

– Bianca Noé, AFSer na Dinamarca em 2015