Uma experiência intercultural é mais que uma troca de costumes, isso é algo que te faz crescer como pessoa, muda sua mente, seus conceitos e você terá uma visão mais ampla sobre o mundo. Viver em um país com culturas e pessoas completamente diferentes daquilo que é normal para você, não é tão fácil como visitá-lo e fazer uma excursão por alguns dias.

Durante o intercâmbio você vai passando por fases que te mudam, te tornando mais maduro, você começa a criar uma flexibilidade e isso te ajudará a combater o choque cultural. Aos poucos você vai se sentindo como um nativo, mas quando você realmente se sente preparado para viver na nova sociedade, essa será a hora de voltar e a partir de então você estará dividido. Haverá dias que você se arrependerá de ter levantado da cama, outros pedirá para que o tempo pare, às vezes terá saudades de casa e quererá desistir, outros que ficará triste em pensar em voltar, horas de lutar contra seus medos, chorar e gritar para curar a dor, mas você terá momentos inesquecíveis de diversão. Mas depois de tudo, você erguerá sua cabeça e terá orgulho de ter cumprido a missão, aprendido muito, sobrevivido e sentir-se uma pessoa com dupla nacionalidade.

Intercâmbio cultural é uma das melhores experiências que um jovem pode viver durante a adolescência, você fará vários amigos, terá muita diversão e depois muita história para contar, terá uma segunda família para sempre, pois é criado um sentimento muito forte, o mais importante terá muitos tombos, erros, obstáculos, mas tudo isso será uma forma de aprendizado e te deixará uma pessoa melhor, mais confiante, determinada, destemida e muitas outras qualidades.

– Marcelo Lopes, AFSer na Hungria em 2011