Me formei, e agora? Descubra como escolher o melhor país para fazer intercâmbio e de quebra dar um upgrade no seu currículo!

Agora é o seu momento, você precisa tomar decisões, fazer grandes escolhas. Você precisa crescer. É assim que você se sente não é mesmo? Pensa em viajar, conhecer novos lugares e culturas, e quem sabe escolher um país para fazer intercâmbio!

Mas não há motivo para tanto estresse. Como vários “novos adultos” você também precisa de uma experiência no exterior, uma segunda língua fluente. Um diferencial que realmente o destaque no mercado de trabalho. E o melhor momento para conseguir isso é agora. Se você acabou de se formar ou está quase lá, agora é a hora.

Mas para onde? Fazer o que? Quando? Quanto vou gastar? E os meus pais? E meu estágio? Pois é, são muitas as perguntas que você pode estar se fazendo. Não se preocupe, você descobrirá o que levar em consideração na hora de escolher o lugar certo.

Mas como saber qual é o melhor país para fazer intercâmbio?

Pesquise, veja depoimentos de outros jovens que já viajaram saia do comum e descubra outros destinos. Você precisa encontrar o seu lugar no mundo.

Todo o processo deve ser muito pessoal e auto conhecedor. Vá atrás de suas verdades e vontades para não errar na escolha. Leve as opções já prontas para sua família, mostre a eles que você o que quer, e principalmente, como alcançar isso.

Objetivo do intercâmbio

Talvez esse seja o passo mais importante de todo o processo para o seu intercâmbio. Você precisa pensar no que está em busca com essa experiência no exterior. Por exemplo: Você precisa se aperfeiçoar no segundo ou terceiro idioma e pode usar isso como uma ponte para essa vivência internacional.

Ou você está em busca de uma especialização, um estágio para experiência profissional. Até mesmo um voluntariado com forte cunho social em algo que você acredite pode ser uma boa.

Independente de qual seja seu objetivo você precisa ter isso bem claro antes mesmo de decidir para onde ir. Uma vez que você já descobriu seu real objetivo passe para os próximos passos abaixo.

Localização

Se você não tem uma cidade ou país dos sonhos ou pretende conhecer o mundo todo, provavelmente você vai sentir dificuldade para escolher um só. Faça um estudo na sua própria cidade. O que você mais gosta e menos gosta do lugar que vive. Do que você sente falta e o que você busca. Lembre-se que existem muitos destinos escolha o “seu” país para fazer intercâmbio.

Lembre-se também de considerar clima, cultura dentro de suas perguntas. Por exemplo: Se você for uma pessoa que não gosta de frio, tente não ir para os países que nevam, e opte pela temporada de verão. Se você gosta de praia, procure cidades litorâneas para seu intercâmbio.

Os consultores do AFS também estão à sua disposição para te ajudar nessa escolha. Além disso, muitos deles tiveram diversas experiências e podem te contar melhor o estilo de vida de diferentes locais.

Casa de família ou residência estudantil?

Dependendo do programa escolhido você terá duas opções e uma nova escolha importante para fazer. Viver em casa de família ou residência estudantil. Nessa fase, volte para o objetivo de seu intercâmbio e leve isso em consideração.

Se seu objetivo for aprender um novo idioma, a experiência na casa de família pode ser extremamente enriquecedora. Você aprenderá mais o idioma e de bônus saberá muito mais sobre a cultura local.

Agora se está em busca de amigos e curtição nos seus dias de folga, a residência estudantil é a melhor opção. Saiba que você terá mais liberdade, porém, mais responsabilidades. Viverá com estudantes de todo o mundo com idades parecidas e histórias completamente diferentes. Amigos pelo mundo.

O consultor do AFS que cuidará de todo o seu processo também ajudará na melhor decisão, e mostrará todas as opções disponíveis.

Conclusão

Procure descobrir qual suas vontades e objetivos com este intercâmbio. Depois vá atrás das coisas que mais o fazem feliz. Procure um país com pessoas e culturas que tenham mais a ver com o que está buscando. Com um clima legal pra seu gosto, e a localização melhor ainda.

Independente da sua decisão ou indecisão, a Equipe do AFS está sempre à disposição para trocar uma ideia e buscar a melhor opção para sua experiência internacional. Afinal você deseja que ela seja tão incrível quanto nós desejamos e juntos cuidaremos de cada etapa desse processo.

Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e visite nossa página de programas. Lá você consegue ver todos os intercâmbios que estão disponíveis, seus valores, durações e tudo mais.

Se você já viveu a experiência de um intercâmbio cultural com o AFS conte-nos mais nos comentários. Motive mais e mais jovens a se tornarem verdadeiros cidadãos globais.