Se viajar já é uma experiência e tanto, viajar sozinho pode ser uma decisão única! Para encarar essa aventura sem correr o risco de ser pego de surpresa em situações desagradáveis é preciso se atentar ao planejamento. Os pequenos detalhes serão decisivos no saldo final da sua viagem.

Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas para tornar seu planejamento mais completo e você aproveitar o máximo das experiências que um intercâmbio pode proporcionar.

#1 – Seja um heavy user das redes sociais

Uma das coisas mais legais durante uma viagem é compartilhar os momentos e experiências com pessoas queridas, você pode até ajudar a dar aquele empurrãozinho em um amigo que ainda tem dúvidas sobre viajar ou não. Neste caso as redes sociais podem ser ferramentas indispensáveis, use e abuse dos seus perfis para compartilhar suas novas descobertas!

Uma boa dica é manter seus amigos e parentes sempre atualizados sobre sua localização, assim, caso você precise de alguma coisa eles saberão onde te encontrar para oferecer suporte.

#2 – Planeje o transporte

O transporte é uma das partes mais importantes e que exigem mais cuidado na hora do seu planejamento. É importante que cada passeio seja programado para evitar contratempos. Use meios de transporte oficiais, eles oferecem toda a segurança necessária e evitarão qualquer surpresa desagradável e até mesmo os famosos “preços para turistas”.

Uma outra grande vantagem de ter um planejamento de transporte é saber aproveitar os descontos. Se você é estudante, vai encontrar muitos deles por aí, inclusive gratuidades!

#3 – Atenção aos documentos pessoais

Não deixe de manter seus documentos em dia, até mesmo para não ter nenhum tipo de empecilho no momento do embarque. Além disso, faça cópias dos seus documentos e mande para parentes ou amigos de confiança, é bom sempre tê-los em lugar acessível e, caso você os perca, alguém poderá te ajudar com isso.

#4 – Saiba administrar seu dinheiro

Lembre-se de que você está viajando sozinho (a), mantenha suas finanças sob controle para não gastar mais do que o planejado. Uma outra dica importante é sempre carregar uma quantia razoável em espécie, alguns lugares podem não aceitar débito ou crédito. Se for o caso, é importante também lembrar de desbloquear seu cartão do banco, principalmente em viagens internacionais, como alternativa segura você pode também optar por adquirir um cartão pré-pago.

#5 – Saia da sua zona de conforto!

Viajar sozinho te dará a sensação de liberdade que poucas experiências são capazes de proporcionar, mas cuidado, não deixe o excesso dela limitar seus momentos.

Saia da sua zona de conforto! Desafie-se, encare passeios diferentes e conheça pessoas novas, uma das grandes virtudes de um viajante é saber aproveitar o máximo de uma imersão cultural.

#6 – Siga seu instinto!

Sair da zona de conforto exige coragem e disposição, mas lembre-se: não significa assumir grandes riscos de forma desordenada. Para evitar que isso aconteça é importante seguir os próprios instintos. Procure referências e quando se sentir seguro e informado opte por seguir em frente ou prevenir-se diante de qualquer situação.

#7 – Cuidado com a bagagem

Viajar sozinho significa que você mesmo será responsável pela sua própria bagagem e além disso a última coisa que você quer é precisar ficar carregando malas enormes e pesadas por aí ao longo do seu itinerário, certo?

Leve pouca bagagem! Você não vai precisar de muito mais e além disso garante espaço para voltar com boas lembranças materiais dos destinos por onde você andou.

#8 – Baixe aplicativos úteis

A tecnologia vai ser sua grande aliada durante o seu intercâmbio. Existem diversos tipos de aplicativos que te ajudarão a traçar sua rota e até mesmo conhecer pessoas e receber dicas de viagem. Prepare a memória do seu celular para as fotos, mas não esqueça de reservar um espaço para os apps que serão de grande utilidade.

#9 – Divida bem seus passeios

Você está viajando sozinho (a) e, é claro, é incrível conhecer lugares e passear por aí apenas com a própria companhia, mas já pensou em mesclar com passeios organizados em grupo? Eles podem ser uma boa solução para aquele seu receio de visitar sozinho determinado lugar. Mas não vale abrir mão da sua própria experiência, tá?

Não tenha medo de cair no mundo sozinho(a), você voltará para o seu país com incríveis histórias para contar e se o planejamento for cuidadoso, com certeza vai querer repetir!

Dedique um tempo a você explorando sua própria maneira de ver o mundo, viajar sozinho pode mudar seus conceitos e ensinar a compreender diferenças e até mesmo semelhanças através de experiências culturais que são mais complexas de se aproveitar do que em atividades em grupo. Você vai adorar o desafio!

O mundo é muito grande e diverso, há muitas culturas esperando por você e o AFS te ajuda a conhecê-las. Conheça os nossos programas de intercâmbio para o exterior!