Cerimônias do chá, jardins graciosos e templos tranquilos alinhados com trens de alta velocidade e arranha-céus super modernos são essenciais para a dinâmica cultura japonesa.

A vida social dos adolescentes japoneses ocorre principalmente na escola e em clubes extracurriculares voltados para esportes (beisebol, futebol, basquete, judô, karatê, etc) e cultura (inglês, caligrafia, cerimônia de chá, culinária, ciência e matemática). Os adolescentes japoneses também apreciam a cultura Kawaii, J-Pop (música pop japonesa), mangá e anime. Ficar até tarde na rua não é comum entre os adolescentes.

Another Day, Another Yukata Another Picture With My Host Sister ✨ #yukata #exchangestudent #japan #funtimes

A photo posted by Daryan | ダリヤン (@daryan_schultz) on

Família Hospedeira & Comunidade

Você pode viver em qualquer lugar no Japão,  provavelmente em áreas suburbanas e rurais. A sociedade japonesa também tem um forte respeito pelos mais velhos. Manter a casa limpa é uma alta prioridade, por isso prepare-se para ajudar a sua família hospedeira com tarefas e atividades diárias. Na maioria das famílias japonesas, o alimento tradicional é importante e as refeições são compartilhadas. Tire seus sapatos e calce chinelos quando você entrar na casa de alguém.

Escola

Educação e excelência acadêmica são as principais prioridades no Japão. As escolas no Japão funcionam de abril a março (segunda a sexta-feira, 8h30 às 15h30). Você vai usar uniforme e andar de bicicleta, ônibus ou trem. Todos os alunos participam de um festival cultural da escola e de um festival de esportes que são realizados todos os anos. Após as aulas, você participará de uma tradição chamada Souji, quando todos se reúnem por 30 minutos para ajudar a limpar a escola. Você também pode participar de outros clubes e atividades extracurriculares.

Comida

Comida é arte no Japão e sua família hospedeira provavelmente irá preparar algumas refeições surpreendentes. A dieta japonesa consiste grande parte em arroz, macarrão, legumes frescos, frutas, carne (principalmente carne de porco e frango) e frutos do mar. As refeições são comidas com pauzinhos (hashi). Arroz e chá verde são parte de quase todas as refeições. Para a sobremesa, você pode tentar wagashi tradicional, que inclui petiscos deliciosos como mochi (um tipo de bolo de arroz) aromatizado com pasta de feijão vermelho doce.

Idioma

O japonês é a língua oficial do Japão e será bom ter algum conhecimento prévio do idioma antes do programa. Ter um conhecimento básico de inglês será útil. As escolas hospedeiras e os comitês locais do AFS oferecerão aulas de língua japonesa em sua chegada.

A photo posted by デア (@nadiavirdhani) on

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Japão: Veja todos os programas disponíveis

asia-japao

High School no Japão

  • DestinoJapão
  • DuraçãoAnual
  • InvestimentoAnual a partir de USD 10,500.00
  • Período do intercâmbio
    • mar 2024 - jan 2025
    • ago 2024 - jun 2025
DSCN0273

High School no Japão

  • DestinoJapão
  • DuraçãoSemestral
  • InvestimentoSemestral a partir de USD 8,500.00
  • Período do intercâmbio
    • mar 2024 - ago 2024
    • ago 2024 - fev 2025