Uma mistura de patrimônio espanhol e indígena, atuando como uma ponte natural conectando as regiões andinas com a Amazônia, a Bolívia é o lugar perfeito para desfrutar de sua experiência intercâmbio no exterior! Herdeiros de culturas gloriosas e antigas, muitas pessoas na Bolívia ainda preservam tradições centenárias apresentadas pelas diversas línguas, moda colorida, danças e música, e um verdadeiro tesouro do folclore nativo. Você pode ter a chance de visitar a capital La Paz, a capital mais alta do mundo a mais de 3.500 metros acima do nível do mar.

A vida social dos adolescentes bolivianos geralmente gira em torno da família e demais parentes. Baladas, festas, filmes e esportes como futebol, basquete e vôlei são exemplos de diversão para o seu tempo livre.

A photo posted by Mohammad Amraia (@momo_amraia) on

Os bolivianos

Os bolivianos tendem a ser relaxados sobre tudo, especialmente tempo e pontualidade. Eles são muito abertos, amigáveis e acolhedores, portanto não é estranho que eles expressem carinho abraçando, beijando nas bochechas ou dizendo olá a todos eles se encontram. Seus amigos serão amigos de sua família, já que a família está no centro da vida boliviana. A maioria das famílias e comunidades bolivianas tem fortes laços religiosos e pode ser considerada conservadora ou tradicionalista.

Família hospedeira & Comunidade

A família é a espinha dorsal da sociedade boliviana, e é incomum que os filhos saiam de casa antes de se casarem. Domingo é o dia da família, onde os membros compartilham experiências e histórias durante o almoço ou jantar.

A photo posted by Mohammad Amraia (@momo_amraia) on

Escola

O ano escolar começa em fevereiro e termina em novembro, correndo de segunda a sexta-feira (das 8h às 13h). Você provavelmente usará um uniforme escolar, e pode esperar uma relação muito formal entre estudantes e professores.

Idioma

Enquanto o idioma principal na Bolívia é o espanhol, a maioria dos moradores locais também falam suas línguas nativas: Quechua, Aymara ou Guarani. O AFS fornecerá um curso intensivo de espanhol quando você iniciar o seu programa, mas ter conhecimento prévio básico de espanhol será um trunfo.

Comida

Comida na Bolívia varia dependendo da região. Alimentos das regiões montanhosas mais altas contêm muitas especiarias, enquanto pratos nas terras baixas e região da Amazônia da Bolívia tendem a ser composta de mandioca, peixe, legumes e frutas. Os pratos típicos da Bolívia incluem papas rellenas (bolas de purê de batata recheadas com ovo cozido ou queijo), salteñas (massa assada e cheia de carne, legumes, ovos, azeitonas e um molho ligeiramente picante) e pique a lo macho (pedaços de carne, salsicha, cebolas, pimentas picantes, ovos cozidos e batatas fritas).

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Explore the Programs Available in Bolívia