O aprendizado como jornada de mudança

Desafios interculturais e momentos de aprendizagem são inevitáveis no dia a dia, na sala de aula e em espaços comunitários.

Para que as pessoas possam lidar bem com as diferenças e encontros interculturais, oferecemos Jornadas de Aprendizado customizadas para estudantes, famílias, voluntários e para a comunidade.

Cada Jornada de Aprendizado do AFS é pensada de acordo com esses 6 princípios:

1. Aprendizado como jornada de mudança
2. Conteúdos e Métodos baseados em objetivos
3. Experiência imersiva + Aprendizado estruturado
4. Espaço de aprendizagem não-formal
5. Aprendizagem experiencial = aprendizagem melhorada
6. Aprendizado para a vida + aprendizado ao longo da vida

EDUC

Metodologia Educacional do AFS

Índice AFS de Competências Globais para Escolas

Junte-se a um movimento crescente de educadores que buscam globalizar suas escolas.

Conheça o Índice AFS de competências globais para escolas

Agenda de Educação Intercultural do AFS

O AFS prepara cidadãos globais de todas as idades e apoia o movimento global para o desenvolvimento da educação intercultural e cidadania global principalmente em escolas, universidades e organizações não-governamentais (ONGs).

NOSSA AGENDA DE CIDADANIA GLOBAL

Jornada Intercultural do Estudante AFS

Universidades e empresas buscam estudantes e jovens que tem uma visão de mundo além de suas fronteiras. São pessoas que ficam confortáveis e seguras interagindo com pessoas de outros países e culturas. Saiba mais como o conteúdo baseado em habilidades da Jornada Intercultural do Estudante AFS prepara para viver, trabalhar e ajudar o mundo a ser um lugar melhor.

LEIA MAIS

Jornada Intercultural da Família Hospedeira

As famílias hospedeiras do AFS são apoiadas pela Jornada Intercultural da Família Hospedeira. Essa Jornada ajuda a família a amparar o estudante estrangeiro que estão recebendo – além de preparar os membros da família para se tornarem cidadãos globais.

LEIA MAIS

Programa de aprendizagem intercultural para voluntários AFS e staff

O programa Intercultural Link do AFS ajuda voluntários e staff a melhorar suas habilidades interculturais, ensina sobre teorias e práticas chave de educação e treina-os para apoiar a aprendizagem de estudantes, famílias e escolas.

LEIA MAIS

Educação Intercultural e sua relevância para os objetivos educacionais da ONU

O AFS prepara e leva à ação futuros líderes, cidadãos globais e agentes de mudança (changemakers) com competências interculturais essenciais da atualidade e os ajuda a:
uruaçu3

Ampliar as perspectivas

sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor

2

Aprender e respeitar as diferenças

e acreditar que um mundo diverso é um lugar melhor

2885465949_d838820d87_o

Estabelecer comunicação e colaboração intercultural

de forma sensível e consciente

Olivia IND

Apreciar outras culturas

e encorajar outras pessoas a estarem abertas a novas ideias, atitudes e tradições

SONY DSC

Desenvolver o pensamento crítico

e a capacidade de resolução de problemas

DSC_0285

Tornar-se parte da comunidade global do AFS

construindo pontes entre diversas culturas

Receba um intercambista em sua escola

Todos os anos chegam ao Brasil cerca de 200 jovens intercambistas de diversas culturas selecionados pelo AFS. Eles são acolhidos voluntariamente por famílias brasileiras, integrando-se a todos os aspectos da vida da comunidade local. Grande parte desta integração se deve a uma boa experiência na escola e, por isso, a importância de parcerias sólidas e bem estruturadas entre o AFS Intercultura Brasil e escolas de todo o país. É na escola que o intercambista desenvolve uma das partes mais importantes de seu programa. A riqueza da experiência escolar proporciona inúmeras descobertas e uma grande troca de conhecimentos não só para o intercambista estrangeiro, como também para os alunos e professores da escola.
TEACHER_ICL

O AFS:

  • É responsável legal pelo intercambista;
  • Arca com o material didático (quando não disponibilizado pela família hospedeira ou pela escola);
  • Oferece a todos os intercambistas um seguro médico bastante abrangente (com cobertura inclusive nas dependências da escola);
  • Oferece apoio às escolas parceiras, intercambistas e famílias por meio do comitê local (que realiza contatos e visitas regulares) e suporte no Escritório Nacional.
CLAS_ICL

A Escola parceira:

  • Oferece uma vaga gratuita ao nosso intercambista;
  • Trata o estudante do AFS como um aluno regular;
  • Oferece aos seus alunos um ambiente que proporciona o contato com outras culturas e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com a diversidade cultural.
Tor_school_class3

O intercambista:

  • Frequenta as aulas regularmente;
  • Cumpre todas as tarefas como os demais alunos;
  • Partilha aspectos de sua cultura com todos.

Os estudantes do AFS vêm de mais de 50 países e demonstram maturidade, flexibilidade e motivação para estudar no exterior e são selecionados pelo AFS em seu país de origem.

PARCEIROS DO AFS

“Há uma clara relevância no trabalho AFS para os atuais programas e atividades da UNESCO, em particular na área da educação, da juventude e do diálogo intercultural. Com efeito, a cooperação entre a UNESCO e o AFS tem uma fundação sólida baseada em muitas áreas de interesse comum, as sinergias e colaborações anteriores.”

—Irina Bokova, Diretora Geral, UNESCO

_94A9020

AFS & UNESCO

Desde 2015, o AFS se orgulha de ter obtido status consultivo do Conselho da UNESCO. Esse status permite que as duas organizações colaborem em iniciativas de interesse mútuo e de bem social.

O AFS trabalha colaborativamente com escolas, universidades, grupos humanitários e de paz e outras ONGs cujas questões refletem nossa missão.

Visite o site da UNESCO e saiba mais sobre Educação para a cidadania global
conif

Conif

Parcerias Nacionais

Os Institutos Federais são nossos grandes parceiros e em 2016 formalizamos convênio junto ao Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Saiba mais!
4 – Educação de Qualidade

O AFS contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Assegurar educação inclusiva e de qualidade para todos e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

O Objetivo#4 especificamente centra-se nos conhecimentos e competências necessários para promover o “desenvolvimento sustentável” e os “estilos de vida sustentáveis”, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a promoção da cultura de paz de não violência, a cidadania global e a diversidade cultural.

Saiba mais sobre o Objetivo #4

Conte a sua história!

Se você é uma escola parceira do AFS, conte como foi a experiência de recebimento de intercambistas em sua escola! Se você fez intercâmbio no Brasil, conte como foi estudar em uma escola brasileira.

Quero contar a minha história

Referência e boa leitura

perspectives

AFS Perspectives: Ajudando o mundo a aprender a viver juto

Escrito por especialistas AFS de todo o mundo, este blog coloca diversas perspectivas sobre cultura e educação, inspirando os leitores a se tornar líderes interculturais de suas comunidades.

Leia AFS Perspectives
connect

Connect: Insights Interculturais para Cidadãos Globais

Esta revista digital explora educação intercultural e cidadania global, voluntariado e impacto social através de artigos, entrevistas e ferramentas de aprendizagem criado por respeitados estudiosos da área.

Leia Connect
FORAFSNFRIENDS

Aprendizagem Intercultural (AICL) para AFSers & Amigos do AFS

Série de pequenos artigos rápidos e resumidos sobre conceitos interculturais baseados em pesquisas e experiências práticas. A série é produzida por especialistas em educação do AFS e destinados para quem estuda ou trabalha com tópicos interculturais.

Leia a série
RESEARCH

Programa de Pesquisa de Intercâmbio AFS

As pesquisas do AFS focam na compreensão mais profunda do impacto dos programas de intercâmbio, aprendizagem intercultural e experiencial, muitas vezes trabalhando em parceria com instituições líderes e especialistas na área.

Leia pesquisas AFS
VOL_CURRI

The Volunteers: Americanos e a I Guerra Mundial (1914—1919)

Este conteúdo para educadores de ensino médio tem uma abordagem única sobre o voluntariado, competência intercultural e educação para a cidadania global, desde os esforços voluntários dos jovens durante a Primeira Guerra Mundial até hoje.

Leia The Volunteers
guia educadores 2

A Experiencia Intercultural nas Escolas - um guia para Educadores

Conteúdos e atividades do campo da Aprendizagem Intercultural, assim como dicas práticas para auxiliar na integração do intercambista à escola.
Faça o download aqui!

Atividades para sala de aula

Promovendo o desenvolvimento de competências globais dentro da sala de aula. Veja aqui algumas sugestões de atividades!

Veja as atividades!

AFS PARA EDUCADORES & ESCOLAS

As escolas parceiras desempenham um papel muito importante nas experiências de intercâmbio do AFS, tanto no envio de brasileiros ao exterior como no recebimento de intercambistas.  Quer se tornar uma escola parceira, fomentar a internacionalização e apoiar a diversidade e a Cidadania Global na sua escola? Saiba mais como funciona! 

Perguntas Frequentes