Meu nome é Caio, tenho 15 anos, estou há 4 meses na Alemanha e minha experiência com o intercâmbio está sendo sensacional! Estou em uma pequena vila de 600 habitantes, mas tudo que preciso está a 5km na cidade de Hermeskeil (6.000 habitantes). O primeiro choque, sem dúvida alguma, foi o tamanho da cidade. Para quem estava acostumado a morar em uma capital, uma cidade como Hermeskeil é extremamente pequena e pacata.

1 mês depois da minha chegada tive o LOC (Late Orientation Camp) do AFS e foi sensacional! Conheci muitos intercambistas de outros países e que muito simpáticos viraram meus primeiros amigos de verdade no intercâmbio. Como esses intercambistas eram muitas vezes de outras cidades, não tão próximas, o contato era limitado e difícil. Logo, tive que fazer amizades na pacata Hermeskeil mesmo. No começo foi bem fácil para conversar com eles, eu era a novidade da escola, mas como tudo na vida, não durou muito. Passaram-se 2 semanas e eu já estava esquecido, teria que correr atrás das amizades e da língua alemã que era outro empecilho na hora de fazer amizades. Mas depois de muito tentar, fiz alguns amigos, entrei para a orquestra da cidade e comecei a fazer aulas de dança para o baile da escola. Tudo estava ótimo, até que recebo a primeira má notícia do Brasil, minha mãe iria ter que tirar o útero e o ovário. O que me abalou demais, foi a primeira vez que senti a famosa “homesickness” que a AFS tanto alertou.

Durante meu tempo aqui, eu já participei de uma incrível festa de Halloween, fiz minha primeira abóbora de Halloween, fui em uma caminhada pelas lindas montanhas de Renânia Palatinado, vi muitos animais selvagens que não são comuns no Brasil (javalis, veados, cervos, raposas), fui em uma feira medieval e finalmente as famosas feiras de natal alemãs! Impossível descrever tudo com detalhes, mas posso garantir que estou passando pelo melhor ano da minha vida!

Caio Passagli, intercambista na Alemanha em 2016