Já fazem três meses que estou na Bélgica! Metade do meu intercâmbio já se passou e tenho muitas coisas boas para contar! Maravilhosa é a palavra que define a experiência que estou vivendo. A Bélgica é um pequeno país localizado entre a Holanda, a França e a Alemanha, com pessoas simpáticas, atenciosas e acolhedoras. Nesses três meses já me tornei viciada em fritas, chocolate e Speculoos!

Trabalho em um museu para crianças e moro em uma família com quatro crianças, sem nunca ter tido contato com muitas crianças antes, no começo fiquei com medo, sem saber direito a forma de lidar com esses pequenos seres. Mas aos poucos o medo foi embora e já consigo saber melhor como lidar com elas.

No meu trabalho eu faço um pouco de tudo, tem dia que estou mais para carpinteira, lixando placas de madeira, outros para artista, ajudando a criar a decoração do museu, pintando e construindo fantasias para a semana de férias. Há também os dias que preciso lidar com o público, nos dias que o museu abre as portas para as crianças de Bruxelas e de qualquer lugar do mundo, já que Bruxelas é uma cidade com pessoas de todos os lugares, já conheci crianças tchecas, portuguesas, inglesas, espanholas, polonesas… A cada dia uma novidade, me arriscando em tentar falar alguma coisa em idiomas diferentes do meu. Já trabalhei no ateliê de artes, criando super-heróis de rolhas de garrafa, pequenas casinhas desenhadas em pedras do jardim, personagens recortados de papel e depois decorados com tudo que se possa imaginar e, também, usando um pouco do que aprendi com os belgas, abusei do surrealismo criando colagens inspiradas em nossos sonhos. Trabalhei também no ateliê de arquitetura ajudando as crianças a criarem as mais criativas cidades, casas e apartamentos. E até mesmo tive que lembrar de todo meu conhecimento de matemática da escola e me arriscar na cafeteria, vendendo cafés, chás e o famoso waffle belga.

Começarei agora a fazer as animações no museu nos dias em que ele abre as portas para as escolas, com crianças de 5 a 11 anos, apresentando de maneira didática, dinâmica e pedagógica a incrível exposição que trabalha o tema “Se Maravilhar”. Com instalações totalmente interativas, com ambientes que falam sobre o corpo humano, a sala de aula, os sonhos, a natureza, a cidade, o teatro, a filosofia, o cérebro e também uma maravilhosa sala de contos, onde as crianças nos ajudam a fabricar uma história dentro da floresta de uma feiticeira. No meu trabalho sempre tenho espaço para dar ideias e ajudar a inovar o ambiente. São pessoas simpáticas e gentis que me ajudam muito, ainda mais com a língua francesa, meu maior desafio.

A minha grande família hospedeira, mora também numa enorme casa, mas o que ela tem de maior é o coração. Me acolheram da melhor forma possível, me tratando como alguém da família desde o primeiro instante, me incluindo em seus passeios e em seus momentos mais importantes. Meus irmãozinhos são crianças educadas e animadas que adoram brincar, conversar e se divertir, mesmo tendo já muitas tarefas para estudar. Na minha experiência como intercambista cultural aprendi muito sobre como funciona uma família belga, o seu dia-a-dia, sua dinâmica, seus hábitos saudáveis, sempre consumindo comidas e produtos orgânicos, reciclando e pensando na natureza. Reaprendi a andar de bicicleta para poder acompanhá-los em suas aventuras por Schaerbeek e descobri que comer castanhas em frente a lareira pode ser muito aconchegante. Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho e ganhar quatro abraços calorosos não tem preço. Meus pais hospedeiros, sempre engajados e atenciosos, me ajudam em todos os momentos, passamos longos jantares conversando sobre todos os tipos de assuntos do mundo e descobrindo que, mesmo vindo de países a milhares de quilômetros de distância, conseguimos compartilhar os mesmos valores: família, amor e educação.

– Carolina Rondon Mattana, AFSer na Bélgica Francesa (Trabalho Voluntário)