Em 2017, a Mariana Fonseca escolheu o AFS para viver uma experiência de um ano que iria transformar a sua vida. Ela decidiu fazer intercâmbio em Darmstadt, uma cidade alemã de pouco mais de 150 mil habitantes, e que fica próxima de Frankfurt. Hoje, nós vamos ter a Mariana como exemplo e citar 4 motivos para você ousar ir.

“Fazer um intercâmbio foi a melhor coisa que já fiz na minha vida, porque durante 1 ano, amadureci muito, conheci lugares novos, culturas novas e pessoas novas. Esse ano abriu muito a minha cabeça e me fez entender melhor os outros e a me colocar no lugar deles, todos os estereótipos e preconceitos que eu tinha foram destruídos do melhor jeito: conhecendo o outro e levando esse conhecimento e amizade para vida inteira”.

1. Superar seus medos
Antes de sair do Brasil, a Mariana tinha medo de não se dar bem com a sua família hospedeira. O que é natural, afinal, são pessoas com quem você nunca conviveu e que vivem outra cultura… Mas, às vezes, os seus medos são superados com muito carinho e receptividade.

“Antes de ir, eu morria de medo de não gostar da minha família hospedeira, de eles não gostarem de mim ou até ter que mudar de família, mas essa foi uma das melhores partes do meu intercâmbio. Eles sempre foram muito receptivos e alegres, fazendo eu me sentir super confortável e parte da família”.

2. O aprendizado de um novo idioma
Quando precisamos aprender uma nova língua, é normal sentirmos vergonha para falar com quem é nativo no idioma, mas assim, o aprendizado não é feito de forma correta. Na Alemanha, a Mariana evitou falar inglês, um idioma que já dominava, para viver a imersão no alemão.

“No começo foi muito difícil aprender a língua, fui sem saber nenhuma palavra, mas me inscrevi em um curso de alemão logo quando cheguei e sempre tentei falar o mínimo de inglês possível. Meus amigos e professores me ajudaram desde o começo, explicando, mostrando e me integrando. Quatro meses depois já conseguia me comunicar muito bem e me sentia como uma alemã”.

3. Fazer novos amigos pelo mundo
No dia a dia, conhecer novas pessoas é uma coisa que nos deixa inseguros. “Será que vou conseguir conhecer gente nova?”, “será que eles vão gostar de mim e virar meus amigos?”, são algumas das perguntas que a gente costuma se fazer. Indo viver em outro país, essa incerteza é potencializada, mas ela não deve te impedir, como não impediu a Mariana.

“Sempre escutei que os alemães eram fechados, sérios e mal-humorados, mas todos me provaram o quanto eu estava errada, tanto que fiz amigos bem rápido, ninguém nunca deixou que eu me sentisse sozinha ou de fora e mantenho contato com eles ainda”.

4. Você tem apoio em vários lugares do mundo
Assim como a insegurança de fazer novos amigos, outro receio recorrente quanto a fazer um intercâmbio é não saber para quem contar os seus medos, problemas e falar sobre como está sendo essa experiência de estar longe de casa, “sozinho” e vivendo outra cultura. A Mariana sabia que não estava sozinha em Darmstadt.

“O comitê do AFS Darmstadt também sempre foi muito prestativo e presente, ajudando a nos ajustar à língua, cultura e família. Tínhamos sempre uma reunião por mês e lá me sentia segura para falar sobre minhas experiências, problemas e medos, porque sabia iriam me ajudar e entender. Além disso, meu comitê organizou várias viagens durante o ano, para Berlim, Potsdam, Paris, Straßburg e Praga. As viagens sempre foram baratas e muito divertidas, conheci vários lugares e pessoas novas, que fizeram o meu ano muito melhor”.

Se você também quer viver uma experiência como a da Mariana, clique aqui para conhecer os nossos programas de High School na Alemanha.

Caso tenha alguma dúvida sobre os outros programas, clique aqui e fale com a nossa consultora por WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!