Fui bolsista para o programa de intercâmbio intercultural de high school na Costa Rica em 2017. O que tenho a dizer sobre meu intercâmbio… não tem nenhuma palavra que defina uma experiência dessa,  experiência única que só quem avança nessa aventura sabe no que estou falando. Foram 6 meses de muito aprendizado, uma nova cultura, um novo idioma, novas pessoas, nova rotina, e confesso que não estava preparado pra tudo isso, só conseguia imaginar o quanto aquela aventura estava me fazendo bem.

Sou eternamente grato pelo o AFS ter me proporcionado essa oportunidade de sair da minha zona de conforto e viver o desconhecido. Largar uma vida de comodismo e confortável não é fácil, mas realizar um novo desafio e viver a vida são uma das melhores sensações da vida.  Fiz amigos, aprendi espanhol, ganhei uma linda família hospedeira, visitei lugares incríveis e aprendi a sonhar com alguns que eu nem sabia que existiam. Tenho um ciclo de amizades em cada parte do mundo e lá no Costa Rica ficou um pedaço do mim. Costumo dizer que agora eu sou brasileiro de sangue e costarriquenho de coração.

Ao lembrar da minha experiência confesso que gostaria de viver tudo de novo. Voltei do meu intercâmbio muito mais feliz, aberto, enxergando o mundo de outra forma, realizado e com a sensação de dever cumprido. Foi uma das melhores coisas que já escolhi pra minha vida, eternamente grato por todo o suporte que o AFS deu e continua dando para todos os estudantes de intercâmbio do mundo todo.

– Ruan Pedro, AFSer na Costa Rica em 2017