Saber por onde começar a planejar o seu intercâmbio é importante para que você não deixe passar nenhum detalhe! Com várias vagas abertas para o segundo semestre de 2022, que tal dar o primeiro passo para o seu sonho?

Separamos algumas dicas para você se organizar! 

Primeiro, comece se questionando, refletindo e conhecendo mais de você. O que você almeja com o intercâmbio? Para cada perspectiva diferente, como fazer novas conexões, fazer amigos ou incrementar seu currículo, existem diferentes organizações financeiras e disposição de tempo. 

Depois, hora de pesquisar o destino! Além de colocar na balança o tipo de educação que você quer ter, leve em consideração o clima, a cultura, seus interesses pessoais e o lazer disponível! Os depoimentos de ex-participantes ajudam a decidir, e a garantia de uma moradia segura em casa de família já tira uma preocupação da sua organização.

Colocada na ponta do lápis a decisão sobre o destino ideal, vislumbrando tudo que você quer conhecer, experimentar e vivenciar, hora de pensar no tempo de duração do seu intercâmbio! A viagem pode ser trimestral, semestral, anual ou com duração especial como cursos de férias. Tudo ligado com o quão disposto você está a ficar no exterior para aperfeiçoar a língua, viver a educação intercultural e fazer novos amigos!

Sabendo quanto tempo você quer ficar, onde, o que vivenciar e o quão receptivo será, chegou a hora de pensar a parte mais preocupante: dinheiro, né?

Não adianta só pensar no valor a guardar para o cotidiano escolar, nós sabemos que os presentinhos, os mimos, os comes e outras delícias internacionais fazem parte do seu “budget”. E tão importante quanto, é manter um valor reserva! Então o melhor conselho é: seja realista, pesquise sobre o custo de vida do seu destino e programe-se sempre para um valor “a mais”.

E por fim, saiba que há uma equipe AFS composta por voluntários, especialistas e ex-intercambistas preparada para te auxiliar, tirar dúvidas e orientar quanto aos destinos populares e suas especificidades. 

A experiência AFS transforma sua vida desde o planejamento. Vem com a gente e sonhe, explore e realize!