Nós acreditamos que seu destino pode ser incrível e em qualquer lugar. Essa é a razão da nossa existência e o que nos move. Quando pensa no futuro, onde você quer estar? Não importa a resposta, a gente te ajuda a chegar lá.

Com 106 anos, nós chegamos ao Brasil em 1956 para mudar o destino das pessoas, e atualmente proporcionamos a oportunidade de estudos em 99 países ao redor do mundo.

Mesmo depois de enviarmos mais de 14 mil intercambistas para o exterior por meio de uma rede de cerca de 1000 voluntários espalhados por 90 cidades do país, seguimos firmes no propósito de formar cidadãos globais, sustentados por três pilares essenciais:

VOLUNTÁRIOS
Foram eles que fundaram e que mantêm viva a organização. Eles são uma parte muito importante da experiência do intercambista, que pode tornar-se um voluntário no futuro.

FAMÍLIAS HOSPEDEIRAS
São elas que voluntariamente abrem a casa e o coração para receber os intercambistas, criando uma rede de afeto que dura por toda a vida.

ORGANIZAÇÕES HOSPEDEIRAS (ESCOLAS E ONGS)
É lá que o intercambista desenvolve o dia a dia de seu programa. A riqueza desse convívio proporciona inúmeras descobertas e troca de conhecimentos culturais entre os colegas e professores.

Nós consideramos o intercâmbio como um espaço para reflexão sobre o entendimento de diferenças culturais e sobre o papel da cultura na formação de nossas identidades, na maneira que nos comunicamos e como lidamos com conflitos. Desse modo, desenvolvemos quatro dimensões de aprendizados:

– Preocupação global: interesse sobre assuntos do mundo e compreensão de que a escolha de um indivíduo impacta em outros; compreensão global; apreciação da interdependência cultural e comprometimento em contribuir para a comunidade mundial.

– Intercultural: construindo relações interculturais; conhecimento e conscientização culturais; habilidades em línguas estrangeiras e em comunicação não verbal e efetividade intercultural.

– Interpessoal: empatia; flexibilidade e habilidades sociais; habilidades de comunicação e comprometimento para com os outros e contribuições para com seu grupo.

– Pessoal: autoconscientização; pensamento criativo; motivação e autoconfiança e definir a si em termos de ideais e valores.

Assim, os estudantes garantem vantagens no mercado de trabalho, fluência em um segundo idioma, desenvolvimento de competências globais e habilidades interculturais, capacidade de adaptação e desenvolvimento da tolerância e da empatia, criando possibilidades infinitas de vivência.

Com os programas de intercâmbio AFS, seu futuro é onde você quiser.