Nosso aluno, André Dias, realizou um intercâmbio com o AFS para o Japão e compartilhou com a gente como foi viver essa experiência! Leia o artigo até o final e confira:

“Querido futuro AFSer,

Assim como você deve estar, eu almejava, e muito, fazer intercâmbio em outro país, e depois de ter tido essa experiência, posso afirmar que vale muito a pena! Foi um momento único e incrível na minha vida e não me arrependo de ter passado.

Passar pela experiência de viver em outra cultura, totalmente diferente da minha habitual, tendo que aprender uma nova língua para se comunicar e como se portar em um ambiente tão distinto, foi muito enriquecedor para mim como indivíduo. Eu era uma pessoa muito tímida e estar em um ambiente em que eu tinha que começar as interações me fez mudar bastante isso.

Para mim, uma das grandes magias do intercâmbio foi ver, de fato, como é um lugar tão distinto do que estou acostumado, o que era verdade sobre o Japão, e o que não era. Perceber coisas que só quando você está na cultura, você entende.

As amizades que obtive ao longo do intercâmbio e meu relacionamento com a minha família hospedeira me marcaram muito, ainda tenho bastante lembranças dos dias que passei com eles, sendo acolhido e orientado, fui apresentado à cultura japonesa de uma forma muito boa e leve.

Por fim, percebo que o intercâmbio me fez amadurecer muito como pessoa e agradeço imensamente ao AFS pela experiência! Não mudaria nada. ありがとうございます”

High School no Japão 2022-2023