Trazendo a cultura e a língua italiana para a realidade dos alunos do IFG, Campus Aparecida de Goiânia
No segundo semestre de 2023, o Campus Aparecida de Goiânia – por meio de ações de internacionalização promovidas em parceria com o AFS – recebeu dois intercambistas oriundos da Itália: Emiliano Rampone e Martina Dedin. Considerando a presença deles em nossa instituição, surgiu a ideia da realização de uma atividade de ensino de idioma cujo processo de aprendizagem se realizasse com a participação ativa dos estudantes nativos.
Pensamos que tal ação seria de grande riqueza para nosso campus, inserindo nossos estudantes no contexto das trocas internacionais promovidas regularmente nos campos da ciência, da cultura, da educação, da tecnologia, da economia, do trabalho e da interculturalidade.
A língua italiana, ao lado de outras línguas igualmente importantes para os brasileiros (como é o caso da Espanhola, da Inglesa e da Alemã, entre outras), propicia a integração com o mundo globalizado, promove o exercício intelectual na aprendizagem de formas e estruturas linguísticas diferentes, amplia a possibilidade de se agir discursivamente no mundo e contribui para o desenvolvimento humano e a formação para a vida e para o trabalho — missão de nossa instituição.
Como entusiastas de ações de internacionalização, nos reunimos e pensamos juntos a oferta de um curso de italiano básico no qual os alunos intercambistas tivessem participação ativa, promovendo o contato de nossos estudantes com aspectos culturais gerais e, em especial, linguísticos.
Como o objetivo do curso era justamente promover o contato com a cultura italiana, foram pensadas aulas que trabalhassem aspectos básicos da língua e outros preceitos típicos e amplamente reconhecíveis daquela cultura. No decorrer do curso, foi possível mesclar o conhecimento linguístico com conteúdos culturais diversos.
Além disso, houve dois momentos marcantes nos quais os estudantes participaram da produção de pratos típicos da culinária italiana, ocasiões em que foram explorados tanto comportamentos ligados à culinária quanto o léxico dos ingredientes envolvidos no preparo. Tão importantes quanto esses momentos foram aqueles dedicados à música (quando conheceram canções de grandes representantes da música italiana no mundo) e à literatura (com uma aula sobre a Divina Comédia, de Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana). Em ambos os casos, foram abordados aspectos curiosos e muito informativos a respeito da cultura estudada.
O projeto de ensino, intitulado “Curso Básico de Italiano”, teve início em outubro de 2023 e carga horária total de 36 horas/aula. As aulas, quinzenais, eram divididas em momentos com foco gramatical e lexical e em momentos lúdicos voltados a aspectos culturais. Por exemplo, além das aulas culinárias e da discussão sobre a Divina Comédia, foram trabalhadas canções populares e elementos diversos da cultura italiana. Nessas atividades, os alunos tiveram contato com vocabulário específico da alimentação, da arte, da música e de contextos sociais italianos.
Coube ao professor Kélio Junior, enquanto docente de Língua Portuguesa e há muitos anos estudante da língua italiana, a responsabilidade de, junto com os estudantes intercambistas, elaborar os temas, o formato das aulas e a metodologia utilizada. A proposta não seguiu exatamente os moldes de um curso tradicional de línguas, mas foi pensada para atender à realidade dos nossos alunos — evitando uma abordagem exaustiva e priorizando o contato significativo com o idioma e a cultura italiana.
Desde o início até a conclusão, buscou-se oferecer aulas que abordassem aspectos linguísticos e, ao mesmo tempo, apresentassem elementos culturais sobre os quais os intercambistas pudessem falar a partir de suas próprias vivências e experiências.
O curso contou com a participação total de 62 alunos. De modo geral, as aulas foram muito bem recebidas, com forte participação dos estudantes, especialmente nas atividades que abordavam temas culturais — como a música, a culinária, a arte e os monumentos ou regiões italianas. Com o passar do tempo, até mesmo os alunos mais tímidos conseguiram interagir melhor, praticar diálogos e realizar atividades de conversação com mais confiança na língua italiana.
Para enriquecer ainda mais as aulas e motivar os alunos, os intercambistas davam suas contribuições, compartilhando experiências pessoais e conhecimentos sobre a língua e a cultura de seu país de origem. Os estudantes se mostraram muito motivados e relataram enxergar na língua italiana uma possibilidade concreta de uso em suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais.
Por fim, gostaríamos de registrar que esses momentos foram ricos, e os alunos se envolveram de forma significativa, trazendo perguntas e dúvidas em italiano sobre temas variados — desde cultura e hábitos cotidianos até questões pessoais e acadêmicas — às quais Emiliano e Martina respondiam com entusiasmo e naturalidade, trazendo suas bagagens e suas vivências como nativos.
Este artigo foi escrito pelos professores que elaboraram e conduziram as atividades:
- Professor Dr. Douglas Xavier de Andrade – professor de Física e representante das Relações Internacionais no campus
- Professor Dr. Kelio Junior Santana borges – professor de Língua Portuguesa e bolsista Capes de Doutorado Sanduíche na Itália e
- Professora Ma. Raquel Araujo Mendes de Carvalho – professora de Língua Inglesa e responsável por projetos de ensino de Língua Inglesa no campus