É com muita alegria que parabenizamos os 16 finalistas do processo para a bolsa integral de intercâmbio do programa AFS Global STEM Academies 2023.

Agradecemos a todos que se inscreveram e se esforçaram para esta seleção, o nível dos candidatos foi altíssimo, ficamos muito gratos a todos.

Parabéns!

VENCEDORES (ordem alfabética)
Ana Catarina Santos
Cellina Landim
Gabriel Covre Araujo
Ian Silva
Inácio Baiôco dos Santos
João Mendes
Juliana do Amaral
Laura Falcão Dourado
Leandra Sofia Costa Menezes
Lorenzo Concato Jesien
Maria Eduarda Rodrigues Sampaio
Maria Lúcia de Melo e Lima
Núbia da Silva
Pedro Víctor Maia Lima
Sophia Madruga
Vinicius Lampert

SUPLENTES (em ordem de chamada)
1 – Naomi Rafael
2 – André Hiroki Matsudo Pinto
3 – Lucas Buragas Frias
4 – Ana Paula Usberti de Souza
5 – Pedro Lucas Araújo de Morais

 

**INSCRIÇÕES ENCERRADAS!**

 

O AFS Global STEM Academies combinam a aprendizagem digital e presencial, reunindo jovens de mais de 18 países de todo o mundo, nos quais os acadêmicos enriquecem os seus conhecimentos de sustentabilidade e competências STEM através de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas, incluindo a resolução de problemas, competências analíticas, compreensão intercultural, e inovação social.

As Academias começam com um currículo virtual de e-learning de 12 semanas (a partir de casa), envolvendo-se em competências globais, impacto social, e workshops centrados na sustentabilidade, com conteúdos co-desenvolvidos pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. A parte virtual do programa culmina com projetos de impacto social liderados por estudantes e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.

Depois de completar o currículo virtual, os acadêmicos viajam numa experiência imersiva de 4 semanas para um dos seis destinos da Academia: Brasil, China, Egito, Europa, Índia, ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local. Os acadêmicos participam no serviço comunitário e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para ver em primeira mão como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.

Os acadêmicos do programa ganham o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

Veja os destaques das Academias anteriores, abaixo:

Inscrições

As inscrições para AFS Global STEM Academies começam em 18 de novembro de 2022 e encerram no dia 15 de janeiro de 2023 às 23h59 de Brasília.

O programa está disponível apenas por meio de bolsa de estudos. Veja abaixo as informações sobre o processo de inscrição e seleção.

Os candidatos ao AFS Global STEM Academies devem atender a todos os requisitos.

Inscreva-se

Requisitos principais

  1. Os candidatos devem ter entre 15 a 17,5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre: 1 de setembro de 2005 e 1 de abril de 2008);
  2. Ser brasileiro;
  3. Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2023 
  4. Nunca ter tido uma reprovação;
  5. Nível de intermediário de inglês (todas as atividades do intercâmbio serão ministradas em inglês). Será aplicado o idioma durante o processo de seleção;
  6. Demonstrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima);
  7. O candidato deve ter uma motivação correta do que o programa oferece: vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática; 
  8. Autorização e apoio da família;
  9. Ter acesso a:

. Um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo do programa virtual*;

. Uma webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online*;

. Internet estável ou conexão wi-fi*.

O prazo de inscrição é até o dia 08 de janeiro de 2023.

*se a acessibilidade à Internet ou tecnologia para um problema, o AFS pode ajudar.

Competências comportamentais

  • Flexibilidade;
  • Autoconfiança e iniciativa;
  • Disposição e habilidade para aprender;
  • Condições de lidar com situações confusas e ambíguas, e solicitar/receber ajuda de outros;
  • Interesse por outras pessoas, incluindo aquelas que são culturalmente diferentes ou diferentes em outro aspecto;
  • Empatia;
  • Capacidade de liderança;
  • Curiosidade e vontade de interagir com diversos pares globais e explorar novas culturas;
  • Demonstrar interesse em STEM, sustentabilidade e indústria de energia;
  • Capacidade e vontade de viajar ao exterior, desacompanhado, para um dos cinco destinos da Academy: Egito, Índia, EUA, China e Europa. Embora os candidatos possam classificar sua preferência de destino, o AFS selecionará todos os destinos dos vencedores das bolsas.
  • Jovens talentosos de todas as origens que refletem a diversidade das populações ao redor do mundo, especialmente mulheres jovens, populações sub-representadas e estudantes com grande necessidade financeira, são fortemente encorajados a se inscrever!

Participe do AFS Global STEM Academy em um destes destinos:

Egypt

Egito: 19 de julho a 16 de agosto

No “berço da civilização”, explore maravilhas da engenharia antiga, como as Grandes Pirâmides, bem como as práticas únicas de sustentabilidade ambiental na cidade moderna do Cairo. Os estudiosos irão dedicar-se a vários campos focados na STEM (ou antes STREAM – adicionando Arte & Robótica): robótica para resolver os problemas das alterações climáticas em casas verdes e atividades relacionadas com as alterações climáticas através de atividades práticas STEM, tanto no campo como realizadas em laboratórios na cidade de Zewail da Ciência, Tecnologia. Também participarão em vários workshops de arte e de dança folclórica egípcia. Para além de uma experiência de estadia com uma família anfitriã egípcia local, os estudiosos terão a oportunidade de ter aulas de língua árabe e de se voluntariarem ao lado dos jovens locais em projetos de serviço comunitário.

índia (1)

Índia: datas a serem confirmadas

A rica cultura mistura-se com a investigação e desenvolvimento líder na Índia. Os acadêmicos participarão de workshops práticos sobre tópicos tais como robótica e software orientado para a tecnologia, projetos completos de liderança de serviços, embarcarão em viagens de campo e encontrarão com líderes da indústria energética. Os participantes terão a oportunidade de se encontrarem com profissionais locais e aprenderem mais sobre carreiras globais nos campos da STEM e da sustentabilidade. Saiba mais sobre as inovações da Índia em mobilidade, incluindo combustíveis com baixas emissões, carregamento de veículos elétricos e outras soluções de baixo carbono, juntamente com a sua procura para satisfazer o mercado de combustíveis com o crescimento mais rápido do mundo. Com visitas a pontos de referência icônicos e atividades extracurriculares como música, dança e arte para enriquecer a Academia, os acadêmicos desenvolverão uma compreensão mais profunda da cultura e história da Índia, que é única em toda a sua diversidade.

BP-AFS-USA-1024×683

Estados Unidos: 7 a 31 de julho

Prepare-se para um verão de descobertas práticas na diversa e cosmopolita cidade de Houston, Texas, EUA, a “Capital Mundial da Energia”. Explore tecnologias digitais inovadoras que ajudam a alimentar cidades globais, incluindo supercomputação e turbinas eólicas. Saiba mais sobre o Plano de Ação Climática de Houston e a mudança da cidade para um desenvolvimento sustentável, resistente ao clima. Visite locais de renome mundial como o Johnson Space Center da NASA e participe num projeto de serviço comunitário para ajudar a proteger as zonas húmidas e os habitats costeiros da Baía de Galveston. Atividades adicionais para o programa podem incluir uma visita ao Texas Medical Center (o maior centro médico do mundo) e uma oportunidade de experimentar os Greentown Labs – um centro de energia que apoia o arranque da tecnologia climática e que lidera o caminho da energia renovável e da descarbonização. Os acadêmicos serão alojados em dormitórios na Universidade de Houston, e experimentarão a cultura americana através da interação com estudantes locais do ensino secundário e eventos culturais de Houston, tais como o Teatro Sob as Estrelas.

14365779775_ca92d3bee4_o (1)

Europa: datas a serem confirmadas

Esta Academia de dupla localização irá misturar energia sustentável, tecnologia de ponta, história e cultura, com um enfoque nas tecnologias sustentáveis nos Países Baixos e na Alemanha.

zhang-kaiyv-9v_Nork6P1w-unsplash

China: 24 de julho a 21 de agosto

Aprenda sobre o futuro da mobilidade, inovação, e energia sustentável na China. Os acadêmicos serão alojados numa das melhores escolas STEM da China em Chengdu, a capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, famosa pela sua rica história, tradição e inovação. Encontre-se com a liderança da bp e da Volvo China e aprenda sobre inovações no fabrico e comercialização, combustível de aviação, comércio a retalho e tecnologia química. Visite a primeira fábrica da Volvo Cars na China, bem como o Volvo Innovation Hub, que está a estabelecer uma parceria com a bp China para avançar com soluções energéticas e desenvolvimento sustentável. Embarque em viagens de campo imersivas, incluindo a famosa Base de Pesquisa Chengdu de Criação de Panda Gigante, um centro de conservação onde os estudiosos aprenderão sobre pandas gigantes em perigo de extinção no seu habitat natural.

Cronograma

Os candidatos devem se inscrever pelo site https://application.afs.org/stem/s/applynowregister  no período entre 18 de novembro a 15 de janeiro de 2023. A inscrição é gratuita.

Resumo desta fase:
Preenchimento do pré-aplicativo: o candidato deve o formulário on-line que é realizado o preenchimento da pré-aplicação sobre informações pessoais, educacionais e de saúde.
– Ranking do destino: o destino onde o bolsista vai realizar o intercâmbio, Egito, China, Índia, Estados Unidos e Europa será definido pelos organizadores da bolsa. No entanto, o candidato e deve enumerar sua preferência.

Perguntas Frequentes para pais e candidatos

Todas as Academias Global STEM consistem em duas partes: primeiro, um currículo de intercâmbio virtual de 12 semanas (online, a partir de casa), seguido de um programa de viagem de 4 semanas no estrangeiro.

O currículo virtual de 12 semanas decorrerá de 25 de Março a 18 de Junho de 2023. Durante aproximadamente 4 horas por semana, os acadêmicos participarão de uma série de workshops on-line, atividades, e-learning, e sessões de diálogo facilitado com pares globais, tudo isto enquanto desenvolvem um projeto de impacto social sustentável.

Após o intercâmbio virtual obrigatório, os acadêmicos viajarão durante quatro semanas para um dos seis destinos da Academia nas datas seguintes:

Brasil: 24 de Junho – 22 de Julho, 2023

EUA: 7 de Julho – 31 de Julho, 2023

Egito: 19 de Julho – 16 de Agosto de 2023

China: 24 de Julho – 21 de Agosto, 2023

Índia: A ser anunciado

Europa: A ser anunciado

Não deixe de ter em mente estas datas ao indicar as suas preferências no pedido. Os candidatos devem poder participar em todas as componentes do programa (tanto virtuais como de viagem).

Ao oferecer experiência em STEM em uma cultura diferente, o AFS está preparando a força de trabalho do futuro

“A BP Global STEM Academy foi, sem dúvida, a melhor experiência que já tive. Pude conhecer outro país, e junto com ele novas culturas e pessoas incríveis, além de aprender mais sobre as áreas que eu mais gosto e pretendo seguir no futuro.” – Nycolle Borges, bolsista da BP Global STEM Academies nos Estados Unidos