A Bósnia e Herzegovina oferece uma mistura de culturas que misturam o oriente e o ocidente na arquitetura, cozinha, línguas e religiões. O país oferece a possibilidade de visitar belas montanhas,  o local das Olimpíadas de Inverno de 1984, florestas, fortalezas históricas e mosteiros. Os bósnios tendem a ser muito diretos, compartilhando suas opiniões, desejos e críticas sobre questões atuais.

Quando não estão na escola ou estudando, os jovens da Bósnia passam o tempo livre com a família ou amigos: passeiam pela cidade, vão ao cinema,  shows de música etc. Se você gosta de esportes, este é o lugar para você: o esporte mais popular é o futebol, mas durante o inverno você também pode aproveitar para experimentar o esqui.

Pessoas na Bósnia e Herzegovina

As pessoas na Bósnia são muitas vezes muito diretas e honestas em comunicação, compartilhando suas opiniões, desejos e críticas em discussões abertas sobre questões diárias. Eles são muito simpáticos e acolhedores, com um senso único de humor. As relações entre pais e filhos são na sua maioria baseadas na confiança mútua mesmo que os pais tenham a palavra final em muitas decisões. Se você mostrar responsabilidade e maturidade, você pode ser autorizado a tomar muitas decisões por conta própria.

Photo by Habeebee
Photo by Habeebee

 

Photo by Jaime Silva
Photo by Jaime Silva

Família hospedeira & Comunidade

Você provavelmente será hospedado em uma pequena cidade ou em uma área rural da Bósnia. Muitas pessoas vivem com suas famílias e é comum que os avós cuidem de crianças enquanto os pais trabalham. Sua família hospedeira terá todo o prazer em ajudá-lo a encontrar atividades na cidade, incluindo esportes, música e outras atividades, que são uma boa maneira de conhecer pessoas e fazer amigos. Um aperto de mão ou um beijo na bochecha seguido por um simples “olá” são os sinais de saudação para recebê-lo em sua nova comunidade.

Escola

A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira, geralmente em dois turnos: uma semana você terá classes de 8h às 14h, o outro de 14h às 20h. O número de alunos varia de 20 a 30 alunos por turma. Algumas escolas têm clubes para a música, os esportes, artes e teatro, que acontece normalmente aos sábados. Você também pode ter a chance de participar de um dia ou um fim de semana de viagens escolares dentro do país ou algum país vizinho.

Photo by Vitor Antunes
Photo by Vitor Antunes
Photo by Brenda Annerl
Photo by Brenda Annerl

Idioma

A Bósnia e Herzegovina tem três línguas oficiais: bósnio, sérvio e croata. Isso pode parecer muito, mas não se preocupe. Uma vez que você aprende um desses idiomas, basicamente pode entender todos. Você também pode aproveitar os cursos intensivos oferecidos nos primeiros dois meses de seu intercâmbio.

Comida

A alimentação na Bósnia é parecida com a turca e a grega. A maioria das pessoas falam “Prijatno” (aproveite a sua refeição) antes de começar a comer. Os pratos típicos incluem ćevapi (carne grelhada picada), pita (uma torta recheada com carne, batata, queijo, espinafre ou abóbora), dolma (legumes recheados com carne e arroz) e baklava (um pastel com açucar) para a sobremesa. As refeições contêm geralmente carne de vaca, cordeiro e batatas. Café e chá são consumidos durante o dia.

Photo by Zlatko Unger
Photo by Zlatko Unger

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.