• A equipe de Educação e Aprendizagem Intercultural do AFS desenvolveu esta sessão com a finalidade de ajudar os facilitadores a discutirem valores, crenças, respeito e diálogo multi-religioso;
  • Todos esses temas podem ser muito sensíveis e muito pessoais, por isso, não deixe de conduzir a atividade de maneira inclusiva e muito conscienciosa. Siga a estrutura geral e com ajustes nas perguntas de debriefing, os facilitadores podem fazer variações e focar em tópicos semelhantes.

Tamanho do grupo: 15 a 25
Tempo: 35 minutos
Materiais: Cadeiras e cópias suficientes da tarefa para cada participante.
Objetivos: – Criar consciência sobre diferentes crenças;
– Promover cooperação e atitudes colaborativas;
– Suspender julgamentos para diferentes credos;
– Converter conflitos em cooperação.

Preparação:

Elabore grupos de cartões com instruções. Formule as tarefas para que os estudantes falem sobre diversos tipos de culturas e crenças, todas relacionadas umas com as outras, e organize as cadeiras da sala. Sugerimos os seguintes grupos de cartões de tarefas, mas você pode criar outros se o grupo for maior:

GRUPO 1

Você acha que é melhor que todas as cadeiras da sala estejam organizadas em um círculo.

Você deve viver de acordo com suas próprias crenças e deve tentar organizar as cadeiras neste espaço para que elas estejam de acordo com suas preferências nos círculos.

No entanto, manter a harmonia com outras pessoas é um valor muito importante para você. Nesta atividade, você deve fazer todo o possível para se comportar de acordo com suas crenças e valores. Lembre-se que você não deve mostrar este cartão e sua cultura para ninguém na sala!

GRUPO 2

Você acha que é melhor quando todas as cadeiras estão organizadas como nos teatros.

Você deve viver de acordo com suas próprias crenças e tentar organizar as cadeiras neste espaço para que elas se encaixem nas suas preferências.

No entanto, manter a harmonia com outras pessoas é um valor muito importante para você. Nesta atividade, você deve fazer todo o possível para se comportar de acordo com suas crenças e valores. Lembre-se que você não deve mostrar este cartão e sua cultura para ninguém na sala!

GRUPO 3

Você acredita que é melhor quando todas as cadeiras da sala estejam dispostas de maneira que não haja duas cadeiras de frente uma para a outra.

Você deve viver de acordo com as suas próprias crenças e deve tentar organizar as cadeiras neste espaço de modo que elas estejam de acordo com suas preferências, ou seja, que duas cadeiras não fiquem face a face.

No entanto, manter a harmonia com outras pessoas é um valor muito importante para você. Nesta atividade, você deve fazer todo o possível para se comportar de acordo com suas crenças e valores. Lembre-se que você não deve mostrar este cartão e sua cultura para ninguém na sala!

Atividade:

Utilize 5 minutos para as instruções da atividade aos participantes e entregar a tarefas. Informe-os que nesta atividade serão distribuídos cartões com tarefas que contém a descrição de diferentes culturas e crenças.

Cada participante deve se comportar de acordo com as instruções do cartão que receber e não deve mostrar seu conteúdo a ninguém.

Diga aos participantes que é muito importante que eles façam todo o esforço para representar bem a tarefa que receberem.

Distribua os cartões aleatoriamente e certifique-se de que todos entenderam o que deve ser feito. Diga aos participantes que eles têm 10 minutos para desenvolver o dever de casa e iniciar a atividade.

Debriefing:

Após 10 minutos, junte todos os grupos e analise o exercício. Este debriefing deve levar aproximadamente 20 minutos. As perguntas a seguir devem ajudá-lo a direcionar a discussão.

Fatos:

  • O que aconteceu durante a atividade?
  • Houve conflitos e como eles foram resolvidos?
  • Quais foram as diferentes culturas, valores e crenças que você recebeu?
  • Quão bem sucedido você foi ao realizar a sua tarefa? Por quê?

Sentimentos:

  • Como você se sentiu durante essa atividade?
  • Alguém está irritado, feliz ou frustrado com a tarefa que recebeu?

Aprendizagem:

  • O que você aprendeu com essa atividade?
  • Qual foi o mais difícil para você?
  • Como esta atividade se relaciona com o diálogo inter-religioso?
  • Você poderia encontrar uma solução satisfatória para todos?
  • Quais estratégias de comunicação você usou?

Futuro:

  • O que você teria feito diferente se conhecesse as crenças dos outros?
  • Como você pode usar o que aprendeu nesta sessão para ser mais eficaz quando se comunica com diferentes crenças?

Esta atividade visa fazer com que os participantes trabalhem juntos para encontrar soluções construtivas, mesmo que tenham objetivos conflitantes. O facilitador deve criar uma ligação clara entre esta atividade e a necessidade de se comunicar e colaborar quando se trata de questões inter-religiosas.