OBJETIVOS:

  • Sensibilizar sobre os tipos de pessoas que se encontram na vida diária  dos alunos;
  • Começar a pensar no nível de interação que os alunos têm com pessoas de diferentes raças e etnias;

TEMPO: 45 minutos

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Copos de plástico transparentes (1 por aluno)
  • Balas de 10 cores (As cores suficientes para cada pessoa a cada pergunta)
  • 6 cartolinas ou flipchart e 6 pilotos ou marcadores.

DESCRIÇÃO PASSO A PASSO DA ATIVIDADE

Explicação do conceito de cultura: o que é cultura? O professor irá mostrar aos alunos a cultura como um iceberg e explicar: A ideia de cultura como um iceberg nos lembra que apenas uma pequena proporção de aspectos culturais são mais ‘visível’ e, portanto, mais óbvio do que muitas outras facetas da cultura que, embora muito menos tangível e visível, é tão especial para nossa compreensão de como as culturas funcionam. De fato, os aspectos que estão abaixo da superfície influenciam diretamente os elementos que estão na ponta do iceberg. Por exemplo, as crenças religiosas influenciam os costumes natalinos e as noções de beleza influenciam as artes.

Depois, o professor perguntará aos alunos: que tipos de cultura eles conhecem? O professor ajudará os alunos a pensar sobre diferentes tipos de cultura, como orientação sexual, grupos étnicos, sejam eles homens ou mulheres ou trans, classes sociais, etc.

Atividade com as balas coloridas:

  • Coloque as balas (por cor) em copos de plástico no centro do círculo e explique que cada cor representa um tipo de diversidade.
  • Dê a todos um copo vazio e uma lista de perguntas impressas (ou pode ser em um pedaço de cartolina ou papel de flipchart para que todos possam ler). Diga aos participantes que, depois de lerem cada pergunta, eles precisam decidir que tipo de diversidade essa pessoa representa e representá-la com uma cor e adicioná-la ao vidro. Cada cor deve representar uma categoria para elas. Por exemplo: balas verdes representam pessoas gays, balas laranjas para pessoas brancas, balas vermelhas para pessoas de cor, balas roxas para pessoas heterossexuais, etc.

As perguntas são as seguintes:

  • Selecione uma bala que represente o mais de perto sua etnia.
  • Selecione uma bala que represente o mais de perto a etnia do seu pai.
  • Selecione uma bala que represente o mais de perto a etnia da sua mãe.
  • Selecione uma bala que represente a etnia do seu amigo mais próximo.
  • A etnia das pessoas com quem adoro é predominantemente …
  • Meus vizinhos de cada lado da minha casa ou apartamento são …
  • Meu médico é …
  • Meu dentista é …
  • Meus professores são predominantemente …
  • Meus colegas de classe são predominantemente …
  • As pessoas do meu círculo social são predominantemente …
  • O autor do último livro que li foi …
  • No último filme bom que vi, as pessoas eram predominantemente …
  • As pessoas no meu programa de TV favorito são predominantemente …
  • No decorrer do dia, as pessoas com quem tenho contato são predominantemente …
  • A pessoa que mais admiro ou que mais teve impacto na minha vida é …
  • As pessoas da minha banda favorita ou grupo musical são predominantemente …

Reflexão da atividade:

Quando eles terminarem de responder as perguntas e tiverem o copo cheio de balas, você deverá entregar as seguintes reflexões impressas para pensarem  individualmente em 5 minutos:

  • Quão diversificado é o meu universo? É dominado por um grupo de pessoas? Se sim, porque? Como você pode mudar isso?
  • Você já parou para pensar sobre a frequência com que se comunica com pessoas de fora do seu grupo?
  • Você se considerava alguém que freqüentemente interagia com os outros? O que a sua representação visual mostrou para você?
  • Se você tem pouca ou nenhuma exposição aos outros, acha que deveria se esforçar para participar mais? Se sim, como?

Depois, eles se reunirão em grupos de 5 alunos e compartilharão suas ideias. Eles deverão escrever as conclusões em um flipchart e apresentá-lo para o resto da turma.

Encerramento: O professor encerrará a atividade com as conclusões que considerar pertinentes de acordo com as exposições dos alunos.