Introdução

Fique ligado(a) nas atividades do AFS Intercultura Brasil!
Nossa newsletter será divulgada a cada dois meses a todas as escolas e parceiros que desejem receber informações sobre o AFS.
Acessando nossa newsletter, você ficará atualizado(a) com informações sobre os últimos e os próximos eventos; lançamentos de projetos, oportunidades, conteúdos e materiais; curiosidades sobre o nosso trabalho e muito mais.

Para feedback, dúvidas ou sugestões: [email protected]

Post-escola-parceira

Conte a sua história

Você, gestor ou professor de nossas escolas parceiras, quer compartilhar sua história com a gente para ser publicada no site do AFS Intercultura Brasil e ainda ganhar um brinde nosso?

Grave um vídeo de até 2 minutos, escreva um depoimento* e mande fotos de sua escolha até dia 31 de julho.

O vídeo deverá ser gravado na horizontal, sem barulho que atrapalhe o áudio e com uma boa iluminação, ok? ?

?Para participar, acesse: http://brasil.afssite.afs.org/conte-sua-historia-escola/
Atenção: campanha válida somente para escolas parceiras que receberam nossos estudantes estrangeiros no último ano.

*O depoimento pode ser sobre como foi hospedar um intercambista do AFS na sua escola; um evento realizado por sua escola que contou com a participação de nossos intercambistas e/ou voluntário(s) ou sobre sua participação em algum dos eventos do AFS.

Conte a sua história - Escola parceira

Curiosidades

cropped-IMG_8111-editada.jpg

Chegada dos intercambistas

O AFS Brasil recebe estudantes duas vezes por ano (em fevereiro e agosto). Se você deseja ter um intercambista em sua escola, entre em contato com a gente por aqui.

Cadastre a sua escola!
94A7648-1024×683

Pesquisa do AFS Internacional

O AFS Intercultural Programs fez uma pesquisa com mais de 5.000 adolescentes para saber quais são seus maiores medos quando o assunto é intercâmbio. Quer saber o que eles disseram? 

Confira a matéria do Guia do Estudante aqui.
logo_2

Eventos de interculturalidade

O QUE JÁ ACONTECEU

Efeito+ Oficina e Fórum em Educação para cidadania Global em Assis – Evento reuniu 50 estudantes, de 15 a 18 anos, do ensino médio de 6 escolas de Assis (3 públicas e 3 privadas) e teve como foco discutir o que significa ser cidadão global e fomentar ações locais de desenvolvimento social visando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento foi realizado no Colégio de Ensino Santa Clara – COC, dia 10 de junho de 2017 e contou com apoio da Prefeitura e das secretarias municipal da Educação e Meio Ambiente e também Secretaria Estadual de Educação.

Clique aqui para saber mais

O QUE VEM POR AÍ: Eventos de Interculturalidade

Teremos ainda esse ano:

  • Bolsas de intercâmbio para educadores
  • Formação e encontro de professores
  • Orientação pré-chegada para escolas hospedeiras
  • Webinar #1 para professores

Fique ligado(a)!!

Clique aqui para cadastrar seu e-mail e receber informações sobre os próximos Eventos de Interculturalidade do AFS

Experiências de intercambistas e escolas

Intercambistas recebem prêmio

Dois intercambistas  entraram para a história do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), escola parceira do AFS, onde estudam. Carlos Sambataro (ITA) e Edmel Ronquillo (EUA) foram premiados na Olimpíada Alagoana de Foguetes (Oafog)!!

Clique aqui para ler a matéria completa

Depoimento de intercambista

A intercambista Sofia Romeo, que veio da Itália,  falou um pouco da escolha do Brasil para fazer o seu intercâmbio e como está sendo estudar no Colégio Avance, escola parceira do comitê Recife.

Confira aqui o vídeo

Aprendizagem Intercultural na sala de aula

Os currículos em todo o mundo devem se tornar mais globais para ajudar adequadamente os alunos a desenvolver uma visão de mundo global e dominar as habilidades interculturais. Este desafio tem se tornado cada vez mais urgente à medida que nos preparamos para a expansão do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, do inglês: Programme for International Student Assessment) – Programa Mundial para a Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) que testará as competências globais dos alunos a partir de 2018. Além disso, um corpo crescente de evidências científicas revelam que empregadores em todas as profissões precisam de trabalhadores qualificados para colaborar apesar das diferenças e complexidade.

Embora muitos educadores e outros profissionais que trabalham com jovens se sintam despreparados para abordar a aprendizagem intercultural em sala de aula, começar é mais fácil do que nunca com as ferramentas e recursos disponíveis:

Veja como integrar Aprendizagem Intercultural na sala de aula. Leia esse artigo e confira:

  • Por que pesquisadores consideram a competência global como uma habilidade crucial do século XXI para os estudantes;
  • Como os empregadores valorizam os jovens com competências interculturais;
  • Como integrar a aprendizagem intercultural em sua sala de aula em seis etapas.

Global Competence Certificate

Outra ferramenta que permite um maior aprofundamento no tema da Aprendizagem Intercultural é o Global Competence Certificate (GCC),  uma oportunidade de formação – com certificado e tudo! – para educadores , profissionais de aprendizagem intercultural e pesquisadores e outros interessados ​​em avançar a educação de cidadania global no Brasil.  O GCC é um Programa Educacional de Desenvolvimento de Competências Culturais, que são consideradas um diferencial para as pessoas que se destacam no século XXI. Desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade. Confira mais informações sobre este curso aqui.

Nossos Programas

Se o seu aluno sonha em fazer o ensino médio no exterior, o AFS Intercultura Brasil disponibiliza mais de 50 destinos para essa modalidade de intercâmbio.

O AFS prepara e leva à ação futuros líderes e cidadãos globais apoiando o movimento global para o desenvolvimento da educação intercultural. Todas as escolas parceiras do AFS desempenham um papel muito importante nas experiências de intercâmbio do AFS, tanto no envio de brasileiros ao exterior como no recebimento de intercambistas

E está na hora de abrir o mundo de possibilidades para seus alunos fazerem um intercâmbio no exterior! Seus alunos têm direito a 5% de desconto nos nossos programas! Nossas vagas estão abertas para intercâmbio em 2018. Divulgue nosso site www.afs.org.br para eles e faça parte da mudança!

Clique aqui para ver os nossos programas de intercâmbio
TRC

Intercâmbio para Educadores

Com o objetivo de valorizar e estreitar o laço de parceria com escolas e instituições de educação, o AFS Brasil oferece a modalidade de Intercâmbio para Educadores. Atualmente são oferecidos dois destinos: Colômbia e Reino Unido. O Intercâmbio na Colômbia é uma oportunidade de curta duração para conhecer o sistema de ensino e realizar uma troca de experiências com os profissionais do país vizinho. Já a oportunidade no Reino Unido é para professores que utilizam a língua inglesa em sala de aula e buscam aprimorar as técnicas de ensino.

Clique aqui para ver os programas para educadores
curso de ingles (1)

Receba um Embaixador Cultural do AFS na sua escola

Embaixador Cultural do AFS

O AFS Intercultura Brasil está desenvolvendo um projeto piloto de recebimento de estagiários internacionais (para escolas particulares) ou voluntários (escolas públicas) que chamamos de Embaixador Cultural do AFS.

Para mais informações, entre em contato: [email protected]

[Compartilhando oportunidades!]

A Comissão Fulbright no Brasil está oferecendo 479 bolsas para professores de inglês através do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI). As inscrições estão abertas até dia 15 de julho e devem ser feitas pelo site do programa. O PDPI ocorre nos Estados Unidos, entre 15 de janeiro e 23 de fevereiro de 2018. Para se inscrever, é obrigatório lecionar a língua inglesa na rede pública de ensino básico e ser concursado (e não professor temporário). Os candidatos também devem comprovar proficiência no idioma por meio do TOEFL ITP, teste padronizado comum em processos seletivos.

Leia mais