RESULTADO FINAL

Confiram os estudantes aprovados na Bolsa Bom Aluno:

  • Selecionados – Pedro Ivo Martinatto e Larissa da Silva Anjos
  • Suplentes – João Marcos de Oliveira e Amanda Almeida Xavier

Gostaríamos de mais uma vez agradecer pelo seu empenho e dedicação neste processo, que foi muito disputado. Todos os estudantes têm lindas histórias de vida e superação e queremos desejar muito sucesso em suas trajetórias.

Parabéns aos aprovados!

O Programa Bom Aluno de Curitiba, mantido pelo Instituto Bom Aluno do Brasil, é um programa social criado por empresários paranaenses em 1993 para ser uma ferramenta a ser utilizada visando a transformação social do país.

O Programa tem como missão contribuir para a melhoria do país ao equalizar a diferença social, promovendo o desenvolvimento e a capacitação de bons alunos, oriundos de famílias com recursos financeiros limitados, tornando-os Agentes de Transformação Social – exemplos de profissionais e de cidadãos, impactando positivamente suas vidas e de gerações futuras.

Os alunos beneficiários ingressam no Programa no 7º ano do Ensino Fundamental, recebendo o investimento até a Universidade, incluindo a Pós-Graduação. O Programa desenvolve crianças, adolescentes e jovens por intermédio de cursos complementares, ministrados no contraturno da escola. Estes cursos estão ligados à formação humana e cidadã, ao apoio e desenvolvimento acadêmico e da carreira profissional. O Programa Bom Aluno oferece toda a estrutura para educação de excelência!

Parcerias: Programa Bom Aluno, Sr. Luiz Bessa e AFS Intercultura Brasil

O empresário Luiz Bessa mantém forte desejo de proporcionar aos estudantes do Programa Bom Aluno a vivência internacional, experiência esta transformadora para o desenvolvimento do aluno.

Para somar a esta parceria, o AFS Intercultura Brasil – organização mundial de educação intercultural, foi escolhida.  O AFS Brasil oferece oportunidades de educação intercultural de qualidade e recebe estudantes de intercâmbio de mais de 40 países.

Para esta Vivência Internacional em Cardiff, serão selecionados dois alunos, um do sexo feminino e outro do sexo masculino.

WhatsApp Image 2023-07-15 at 17.13.41 (2)

Objetivo do curso avançado de inglês

Dentro de vários cursos que fazem parte da grade curricular dos estudantes, o curso de inglês ocupa um espaço bastante relevante. Desenvolver habilidades linguísticas a fim de que o aluno tenha domínio sobre o idioma em nível de excelência, é primordial.

Acredita-se que tornar o aluno capaz de ler, escrever, ouvir e falar fluentemente possibilita a inserção no mundo do trabalho de alto nível, como também o credencia a concorrer a intercâmbios e pós-graduação em países que requeiram a língua inglesa.

WhatsApp Image 2022-10-03 at 18.20.09

Curso de Inglês Geral

VIVÊNCIA INTERNACIONAL

Cardiff é a capital do País de Gales, a duas horas de trem de Londres. A cidade oferece uma vasta opção de atrações, como: castelos, museus, shoppings, universidades, espaços culturais, pubs e frequentemente, concertos de grandes nomes da música mundial. Outra atração do local é o número de parques. No total são 330 parques e jardins para visitar, estar em contato com a natureza, praticar esportes ou desfrutar de piqueniques com os amigos.

  • 04 semanas de curso (15, 21 ou 30 horas semanais);
  • Curso de inglês Geral;
  • Classes com no máximo 10 alunos;
  • Curso online paralelamente disponível;
  • Certificação de Curso de Competências Interculturais online.

O que está incluído

  • 04 semanas de curso (15, 21 ou 30 horas semanais);
  • Acomodação em residência estudantil ou casa de família;
  • Pensão completa;
  • Material didático;
  • Seguro médico;
  • Suporte 24 horas;
  • Global Competence Certificate: curso online e sessões de diálogo presenciais ou por skype, que trabalham as competências interculturais que ajudam a refletir sobre experiência do intercâmbio;
  • Passagens aéreas.

Procedimentos para a Vivência Internacional em Cardiff

O vestibulando ou universitário interessado em realizar vivência internacional deve consultar a lista de documentos para a realização da inscrição, os quais serão avaliados pela banca composta por profissionais do Programa Bom Aluno, Sr. Luiz Bessa e a equipe do AFS Intercultura Brasil.

Documentos para inscrição

  • Vídeo de apresentação de 2 minutos de duração em portugês. O vídeo deve contemplar a apresentação do candidato e justificar a relevância desta vivência internacional para sua vida;
  • Declaração da Legacy com o maior score obtido nos simulados do TOEFL;
  • Histórico escolar/acadêmico até 2023. Aos novos universitários de 2023 e 2024, fica pendente a apresentação da declaração de rendimento acadêmico até o 1o semestre de 2024.;
  • Curriculum Vitae apresentando experiências, premiações, voluntariado dentro e fora do Programa Bom Aluno.

Emissão do Passaporte

Após aprovação do candidato, divulgada no resultado final do processo seletivo, os selecionados terão como contrapartida, arcar com os custos para a emissão do passaporte.  Em caso de restrições financeiras, poderá ser feita uma solicitação de auxílio ao Programa Bom Aluno, o qual será encaminhado para avaliação do conselho.

Cronograma

  1. Inscrições, entrega de documentos e apresentação de vídeo – 03/10 a 26/10
  2. Análise da documentação – 23/10 a 26/10
  3. Resultado da 1ª etapa – 28/10

Requisitos para participação no programa

Ao ingressar na faculdade, o aluno do PBA tem um prazo máximo de 02 anos para a conclusão do curso avançado de inglês, dependendo do desempenho de cada aluno. Há três possibilidades de tempo para que o aluno finalize o curso: em 1 ano, em 1,5 anos ou em 2 anos:

  1. A certificação do aluno pela Legacy English School acontecerá quando o aluno concluir o avançado ADV–2B e completar, no mínimo, 540 pontos no simulado do TOEFL;
  2. O direito a participação no Programa de Intercâmbio acontecerá quando o aluno atingir o escore de 550 pontos, em um dos simulados do TOEFL, em qualquer módulo do curso ( solicitar, para a Legacy, a declaração do maior escore obtido);
  3. O universitário deve estar no 1o, 2o ano ou 3o ano da graduação no momento da inscrição, ou estar concluindo o 3o ano do ensino médio. Tem que ter assinado o termo de compromisso social junto ao Instituto Bom Aluno do Brasil. Caso não seja selecionado, poderá se inscrever em processo seletivo pela segunda vez, no limite do 3o ano de graduação;
  4. Ter seu histórico acadêmico validado pelos profissionais do Programa Bom Aluno;
  5. Será dada preferência para alunos sem dependência em nenhuma disciplina;
  6. Ter participado do Projeto Solidariedade e ações voluntárias, no Programa Bom Aluno ou fora dele;
  7. Ter participado/participar dos cursos de desenvolvimento oferecidos aos universitários pelo Programa Bom Aluno;
  8. Ter participado/participar do Programa de Mentoria do Programa Bom Aluno é um aspecto favorável;
  9. Poderá ser dada preferência para alunos que ainda não tiveram experiência em intercâmbio, caso haja empate;
  10. Habilidades socioemocionais como flexibilidade, autoconfiança, iniciativa, disponibilidade para aprender, capacidade para resolução de conflitos, competência interpessoal, empatia e capacidade de liderança serão avaliadas no processo;
  11. Ser avaliado pela equipe técnica como um Bom Aluno, no processo de tornar-se Agente de Transformação Social;
  12. Zelar por seu desenvolvimento constante, tanto profissional, como pessoal e cidadão.

Fica a critério da administração do BOM ALUNO:

  • Casos omissos, que poderão ser analisados pela direção do PBA.
  • As alterações que este regulamento poderá sofrer serão comunicadas, verbalmente ou por escrito, aos alunos interessados em participar da Vivência Internacional Cardiff.

A avaliação é entendida como um processo contínuo, qualitativo e cumulativo e de modo geral, os fatores de avaliação predizem o “bom profissional”, pois o rendimento acadêmico está interligado à disciplina e organização para se atingir as metas do aluno, bem como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para progredir no mundo em constante mudança. Somente com disposição e motivação é que o aluno poderá se
dedicar à sua evolução. Como o objetivo do PBA é oferecer a oportunidade a cada aluno que estiver disposto a buscar seu desenvolvimento educacional para inserir-se no mercado de trabalho de alto nível, a busca da excelência jamais poderá ser negligenciada ou esquecida.