Maior honraria concedida pelo AFS Brasil outorgada aos voluntários que se destacaram pela relevante contribuição à organização, por sua imensa dedicação e amor à nossa missão.

 

 

Voluntários Beneméritos AFS Brasil

Izabel Macedo

VOLUNTÁRIA BENEMÉRITA AFS BRASIL 2024

Izabel Ferreira Macedo é artesã, dona de uma marca e funcionária pública federal. Laboratorista, formada em Gestão de Serviços de Saúde, trabalha na área de Epidemiologia do Ministério da Saúde há 37 anos. Izabel é solteira, mãe de uma filha, voluntária do AFS desde 2008 e apaixonada pela organização e pela hospedagem de jovens estudantes, tendo sido mãe de 17 filhos hospedeiros de diversos países, fora outros que ficaram por pouco tempo em sua casa. Exerceu diversos cargos na organização, como Diretora Regional, Presidente e Conselheira Nacional. Fez parte do GD, grupo de desenvolvimento para mudança do estatuto e exerce atualmente o cargo de Presidente do Comitê Nioaque, uma cidade pequenina no interior do Mato Grosso do Sul. Como Presidente, faz uma grande gestão no Comitê, com expressivos números de recebimento e também envios de Nioaque e das cidades próximas. Desde a fundação do Comitê Nioaque por Izabel, foram recebidos 87 estudantes e abertas várias representações na região, que se tornaram novos Comitês.

Luiz Alberto de Lima

VOLUNTÁRIO BENEMÉRITO AFS BRASIL 2024

Luís Alberto de Lima é Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, pós graduado em Didática do Ensino Superior, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e Mestre em Letras, Língua Inglesa, pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Luiz possui uma sólida carreira na área de educação, tendo atuado como professor nos segmentos de ensino Médio e Superior por mais de 40 anos, além de ter sido Coordenador do primeiro Curso de Especialização em Língua Inglesa, na UERN, Campus Central, de 2001 a 2003 e Diretor para Assuntos Internacionais da UERN, de 1997 a 2005. Ingressou em 1992 no AFS Intercultura Brasil como voluntário, fundando logo em seguida o Comitê Açu, no RN, o qual passou posteriormente a Comitê Vale do Açu, onde foi Presidente por longos anos e destacou-se por sua relevante contribuição em diversas áreas dentro da organização. Desde sua fundação, o Comitê já hospedou aproximadamente 134 intercambistas oriundos de vários países.

Fabiana Seronni

VOLUNTÁRIA BENEMÉRITA AFS BRASIL 2023

Enfermeira graduada há 21 anos, formada em Design de Interiores, estudante de Arquitetura, casada, 3 filhos e voluntária AFS desde 2014. Desde então, descobriu que na ONG AFS poderia atuar e exercer sua paixão em poder ajudar e acolher jovens. Em 9 anos de voluntariado se tornou mãe de 30 estudantes de intercâmbio de diversas nacionalidades, que foram recebidos em sua casa. Foi Presidente do Comitê Goiânia, Diretora Regional, fundadora e Presidente do Comitê Sinop. Destaca-se na entrega deste prêmio sua imensa capacidade de gestão de comitê com expressivos números de recebimento nos comitês Goiânia e Sinop, inclusive, fundando esse último comitê e exercendo a função de Presidente desde sua constituição. Não se pode deixar de mencionar tampouco sua hospitalidade em haver recebido em sua casa mais de 20 estudantes de intercâmbio ao longo de sua trajetória organizacional.

Henrique Ramos

VOLUNTÁRIO BENEMÉRITO AFS BRASIL 2022

Henrique Ramos é Arquiteto e Urbanista graduado pela UFRN (1999), sócio do escritório Caldas Ramos Arquitetos, com sede em Natal-RN. Mestre em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (UFRN, 2016), é especialista em Gestão Empresarial – MBA (FGV, 2011) e também em Restauração do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico pela Universidad Politécnica de Madrid (2001). Foi participante do AFS para os EUA pelo programa anual 93-94, e desde então é voluntário do AFS Brasil. Além de Presidente do Comitê Natal, Diretor Regional para a Região Nordeste, e Membro da Executiva da Diretoria Nacional e do Conselho Diretor (2002-2007), foi Presidente Nacional do AFS Intercultura Brasil de 2004 a 2006 e membro do Board of Trustees do AFS Intercultural Programs (2009-2012). Atualmente, em suas funções de voluntário, se dedica a facilitar treinamentos sobre governança, desenvolvimento organizacional e liderança, seja para o AFS Brasil, para o AFS Argentina e Uruguay, e para o AFS Internacional.

Gustavo Sénéchal

Voluntário Benemérito AFS Brasil 2016

Gustavo Sénéchal é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Desde 2023, atua como coordenador político na Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York. Gustavo também atuou como Chefe da Divisão das Nações Unidas e da Divisão de Paz e Segurança Internacional no Ministério das Relações Exteriores em Brasília. Sua experiência profissional anterior inclui trabalhos em temas ambientais e  desarmamento  no Ministério das Relações Exteriores, na Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas e na Embaixada do Brasil na África do Sul. Gustavo é mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de graduado em direito pela mesma universidade. É ex-aluno do programa de intercâmbio AFS do Brasil para a Suécia em 1991, e um voluntário ativo do AFS, tendo exercido diversas atividades no Comitê Rio e em âmbito nacional. Em 2016, recebeu o prêmio de Voluntário Benemérito no Brasil.

Lucas Welter

Voluntário Benemérito AFS Brasil 2016

Lucas De Ross Welter nasceu no dia 25 de março de 1977, em Antônio Prado (RS). Sempre muito ativo, Lucas desenvolveu inúmeras atividades – as mais diversas, tais como cursos de pintura, presidência do grêmio escolar – durante seus estudos na escola. Foi por esse motivo que foi estimulado e convidado a participar do processo seletivo do intercâmbio AFS enquanto seus pais foram convidados a montar o primeiro comitê da cidade que recebeu seu primeiro estudante intercambista ainda antes da viagem de Lucas que foi para Porto Rico. Na volta de seu intercâmbio e durante a faculdade de Arquitetura, Lucas ingressou na carreira de voluntário que a seguiu em todos os níveis hierárquicos. Quando encerrou essa trajetória, foi convidado a seguir como consultor externo em alguns projetos internacionais e, então, Lucas ingressou no AFS India e AFS República Dominicana. Atualmente Lucas trabalha no AFS Internacional, como Gestor Chefe de Estratégia e Desenvolvimento Organizacional.

Teresa Alencar

VOLUNTÁRIA BENEMÉRITA AFS BRASIL 2016

Teresa Cristina Machado Baumotte Alencar nasceu no dia quatro de janeiro de 1967 em Caçapava, São Paulo. Sua família sempre acompanhou a carreira militar de seu pai e morou em diversas localidades do Brasil, estavam sempre em trânsito, prontos para uma nova adaptação e novas experiências. Foi intercambista aos 15 anos, mas conheceu o AFS quando sua família decidiu hospedar uma estudante, no retorno de sua experiência. Sua trajetória é marcada por seu envolvimento como voluntária ocupando diversas posições, desde conselheira local, passando por cargos regionais, até ser presidente da organização entre 2002 e 2003. Quando saiu da presidência, Teresa passou a atuar no Conselho Fiscal, onde continua até hoje. Ela é casada, tem quatro filhos, possui MBA na área da Finanças e atua como Gerente Global de Auditoria da Bayer.

Márcia Buckley

VOLUNTÁRIA BENEMÉRITA AFS BRASIL 2016

Marcia Buckley nasceu no dia 14 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro. Cresceu em Volta Redonda, pois seu pai trabalhava na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), adorava línguas estrangeiras e esportes. Estudou inglês, francês e espanhol na escola e foi levantadora do Siderúrgico Atlético Clube. Ficou em 1o. lugar na seleção nacional do AFS em 1976. Foi contemplada com uma bolsa de 50% para fazer intercâmbio na Califórnia e com muito sacrifício sua família conseguiu pagar a outra metade. No intercâmbio, de julho de 1977 a julho de 1978, destacou-se na área acadêmica e esportiva. O time de vôlei da sua escola ficou em 2o. lugar no estado e Márcia foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da temporada na Davis High School. É uma das fundadoras do Comitê Macaé, atuou em diversas funções como voluntária do AFS a nível local e regional, fez parte do Conselho Fiscal, Conselho Diretor,  até tornar-se Presidente Nacional. Ganhou diversos prêmios, incluindo o Galatti. Márcia é empresária e tradutora e mesmo depois de terminar seu mandato como Presidente continua contribuindo como voluntária.

Ulysses de Macedo

Voluntário Benemérito AFS Brasil 2016

Ulysses de Macedo Fabrício Neto nasceu no dia 07 de abril de 1983 em Dourados (MS). A origem de sua família está dividida nos dois extremos do país, a da sua mãe é do Rio Grande do Norte e a do seu pai, do Rio Grande do Sul. Com 05 anos mudou-se para Piracicaba/SP junto com sua família, pois seu pai foi fazer doutorado lá. Aos 14 anos, Ulysses foi estudar em Campo Grande/MS, no Colégio Militar, de lá, terminou seus estudos em Natal/RN onde seguiu com os estudos acadêmicos, tendo se formado em Arquitetura e Urbanismo. Foi nesse período, no ano de 2003, em Natal/RN, que conheceu o AFS através de sua prima que foi fazer intercâmbio pela ONG. Um amigo e voluntário o convidou para participar das reuniões e logo começou sua carreira de voluntário. Em 2006 se mudou para o Rio Grande do Sul, para fazer uma pós-graduação em São Leopoldo, e no ano seguinte, morando em Porto Alegre, foi procurar o comitê local para continuar suas atividades na organização. Atuou de forma mais significativa com o recebimento, como conselheiro e em treinamentos, além de ter trabalhado no âmbito regional e nacional, até ser Presidente da Organização em 2015 . Nos anos seguintes, atuou em projetos do AFS Internacional para formação de novos líderes e no apoio ao Conselho Diretor. Ulysses nunca fez intercâmbio para o exterior, mas ele considera que é um intercambista brasileiro, pois morou em diversas regiões do país, vivenciado a fundo as diferenças culturais regionais, as quais só pode entender depois de estar trabalhando no AFS. Ulysses é casado, tem uma filha e atualmente mora em Ivoti/RS.

Advanced Corretora

VoluntáriA BeneméritA AFS Brasil 2016

A Advanced Corretora de Câmbio oferece soluções abrangentes em câmbio comercial, câmbio turismo, consultoria em câmbio e serviços relacionados às regulamentações e obrigações do Banco Central a seus clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Nosso foco está na especialização em câmbio, respaldada pelo estudo das movimentações do mercado e pelo acompanhamento diário do cenário internacional, visando identificar as melhores oportunidades de negócios para sua empresa. Além disso, mantemos presença física em 8 estados brasileiros, contando com um escritório nos Estados Unidos (Advanced US). Atualmente, contamos com uma equipe de mais de 200 colaboradores e atendemos a uma base de mais de 46 mil clientes. Nossos serviços refletem nossa essência e são executados por profissionais qualificados, que possuem um profundo conhecimento de mercado, proporcionando um atendimento personalizado e consultivo.

Belo Brasil Tours

VoluntáriA BeneméritA AFS Brasil 2016

A paixão por criar Viagens dos Sonhos nos move. O profissionalismo e amor pelo que fazemos nos destaca e o compromisso incondicional com a segurança nos permite transformações positivas. Os detalhes fazem a diferença em nossos roteiros e programas, o comprometimento em fazer cada ano melhor supera expectativas, o bom gosto é visto e sentido, os sorrisos aparecem naturalmente e as amizades são criadas e solidificadas para uma vida toda! Conectar estudantes ao redor do mundo através da promoção de experiências inesquecíveis em viagens educacionais, construir relações para toda a vida criando, assim, uma família internacional unida pelo verdadeiro sentimento de amizade. As experiências educacionais de viagens que a Belo Brasil oferece auxiliam os estudantes a encontrar um ambiente seguro e acolhedor, onde são capazes de compartilhar suas próprias culturas, costumes e diferentes visões de mundo, aprendendo que pessoas de nacionalidades diferentes podem conviver pacificamente ao mesmo tempo em que respeitam todas as suas diferenças culturais. São pelo menos 27 anos de parceria da Belo Brasil Tours e o AFS Intercultura Brasil. Muitas histórias de infinitos sorrisos, memórias para sempre, levando jovens intercambistas de mais de 60 países, de todos os continentes para não somente realizarem seus sonhos, mas superá-los!

Cândido Vieira Borges Júnior

Voluntário Benemérito AFS Brasil 2016

Pedro Wilson Leitão FIlho

Voluntário Benemérito AFS Brasil 2016

Beatriz Anderson (in memoriam)

Voluntária Benemérita AFS Brasil 2016

Pedro Menezes (in memoriam)

VoluntáriO BeneméritO AFS Brasil 2016