Queridos voluntários,

Cumprindo o papel educacional do AFS ou Como educadores, consideramos importante alertar e refletir sobre um tema da atualidade que está muito presente nos jornais dos últimos dias. Possivelmente já ouviram falar do Jogo Baleia Azul. É um jogo que surge virtualmente e direcionado para adolescentes. O jovem é convidado a participar através das redes sociais (facebook, whatsapp…) e é liderado por um Curador (administrador do jogo), que indica desafios que devem ser realizados um a um pelo jovem. Esses desafios envolvem comportamentos de risco (por exemplo fazer mal a outras pessoas, por em risco a própria vida…), automutilação (fazer cortes em partes do corpo…), e culminam no suicídio. Segundo os relatos de jovens que já participaram, o participante que decide sair do jogo em determinado momento é ameaçado.

O perfil de jovens que participa nesse jogo é geralmente associado a quadros de depressão e instabilidade emocional prévias.

Pedimos aos presidentes de comitê & conselheiros que observem o comportamento dos nossos ESTUDANTES ESTRANGEIROS, pois esse jogo infelizmente está se tornando popular no Brasil e eles podem estar participando. Se vocês ou as famílias hospedeiras notarem alterações de comportamento, tristeza ou agressividade latentes, comportamentos de risco, sinais de automutilação, avisem imediatamente a área de Suporte. Consideramos importante alertar para essa questão pois os nossos estudantes estão realizando uma experiência desafiadora que pode gerar um misto de sentimentos e sensações, como ansiedade, sensação de poder, instabilidade emocional.

Nesse sentido o trabalho dos voluntários locais e conselheiros é de extremo valor, pois esse acompanhamento e contato frequente tanto com os estudantes como com as famílias hospedeiras e escolas ajudam a identificar alterações comportamentais significativas.

Abaixo, encontra dois links informativos onde encontrará relatos e mais explicações sobre o jogo. Contem com a equipe de Suporte para conversar sobre esse tema.

http://oglobo.globo.com/sociedade/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-jogo-da-baleia-azul-21236180

http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/-baleia-azul-como-explicar-que-jovens-se-sintam-atraidos-por-um-jogo-que-estimula-o-suicidio-24042017