O intercâmbio é o queridinho de cada dez em dez adolescentes. O motivo é muito simples: esse é o momento em que eles se viram sem ter os pais por perto.

Porém isso pode gerar muita animação e receio ao mesmo tempo. Essa mistura de sentimentos acaba levantando a dúvida: será que passar um tempo fora do Brasil é uma boa escolha?

A resposta pode até ser óbvia, mas a justificativa nem tanto. A verdade é que a maneira como uma pessoa vai lidar e aprender com o intercâmbio depende muito de como ela é. Ainda assim, é possível identificar alguns padrões quando o assunto é o benefício de uma temporada no exterior.

Quer descobrir quais vantagens são essas? Confira neste artigo os principais benefícios que fazem do intercâmbio um marco na vida de qualquer pessoa.

O intercâmbio traz muitas mudanças na visão de mundo

Ter acesso diário à internet é maravilhoso. Em uma simples pesquisa no Google Earth você pode visitar os principais pontos turísticos no mundo. Fazer amizade com estrangeiros, então, está mais fácil e rápido do que nunca. Se a tecnologia facilita tanto, qual é a graça de fazer um intercâmbio?

Conhecer pessoas e lugares pelo mundo virtual não é a mesma coisa do que pessoalmente. E a principal diferença, por mais irônico que pareça, está na conexão.

Quando você conversa com alguém cara a cara não há espaço para fingimento — pelo menos não da mesma maneira como ocorre na internet. Esse excesso de transparência faz com que você crie amizades mais sinceras.

Afinal, se você ou o colega estrangeiro não se derem bem, vai ser difícil de esconder, não é mesmo? Além disso, ao aprender os hábitos utilizados fora do Brasil você voltará com a cabeça mais aberta para respeitar e abraçar as diferenças.

Aumento da autoconfiança

Imagine você tendo que cuidar da sua vida sozinho, sem mãe para te lembrar de fazer a lição de casa ou o pai para te levar para a escola. Mesmo parecendo um pouco complicado no início, essa carga de responsabilidade vai fazer um bem enorme para sua autoconfiança.

É claro que, dependendo do fornecedor que você escolher para a viagem, haverá quem o ajude a se adaptar à realidade do outro país. Em algumas organizações, inclusive, o intercambista fica hospedado na casa de uma família local aproveitando tudo o que a rotina diária pode oferecer de aprendizado.

Conforme você for se jogando nesse desafio, entendendo a cultura do país estrangeiro, você economizará anos de erros e acertos em busca da autoconfiança.

Isso porque a independência adquirida em uma temporada no exterior mostrará que você é capaz de coisas incríveis. Com o intercâmbio, a cada nova conquista no país estrangeiro, você terá uma prova de que está mais preparado para o futuro.

Domínio de um segundo idioma

Quem começa a estudar outra língua quer aprender a falar como um nativo em um piscar de olhos. Mesmo sendo um sonho válido, essa pressa pode atrapalhar o processo de domínio de um idioma estrangeiro. Pense em como você conheceu a Língua Portuguesa, por exemplo.

Você adquiriu o conhecimento que tem hoje em questão de meses? Foi necessário estudar durante anos para conseguir falar com mais tranquilidade? O mesmo acontece quando você estuda uma nova língua.

Agora, se você quer agilizar esse processo e ter mais segurança ao falar em inglês, espanhol ou qualquer outro idioma que esteja estudando, o segredo é fazer um intercâmbio.

Quando você pisar no país escolhido, não haverá saída: ou você fala o idioma local ou você simplesmente não se comunica com ninguém.

Essa obrigatoriedade pode até assustar nos primeiros dias, porém a convivência com estrangeiros e a prática diária farão com que você se expresse cada vez melhor.

O domínio de um segundo idioma não só vai deixar você mais descolado, como também facilitará o ingresso no mercado de trabalho.

Ser um intercambista fora do Brasil é uma das melhores experiências que você terá na vida. Quer saber como a gente tem tanta certeza além dos tópicos listados neste artigo? Conheça as histórias de intercambistas brasileiros no exterior clicando aqui!

Ao fazer um intercâmbio você ampliará seus horizontes e voltará para o Brasil cheio de energia. Vai poder conquistar seus objetivos e dar muito orgulho para seus pais e para si mesmo.

Vamos nessa? Compartilhe nos comentários como seria um intercâmbio perfeito para você ou entre em contato!